• Carregando...
Vera Mancini, ao centro, e Alexandra Richter, à direita, cercadas pelos atores de Toalete | Divulgação
Vera Mancini, ao centro, e Alexandra Richter, à direita, cercadas pelos atores de Toalete| Foto: Divulgação

As linhas corporais em movimento

A bailarina Renata Roel ocupa a Casa Hoffmann a partir desta sexta-feira (15), às 20 horas, com a pesquisa-solo em dança contemporânea Entre os Dois Lados, iniciada com base em conceitos das artes visuais – a abstrata, em especial – e em pintores como o irlandês Francis Bacon (1909-1992), o francês Balthus (1908-2001) e o austríaco Egon Schiele (1890-1918), este ligado ao expressionismo.

As referências visuais, que incluem ainda a observação de imagens de corpos femininos, foram essenciais ao processo de criação do trabalho, vinculado ao Projeto de Estruturação Coreográfica da Casa Hoffmann, da qual Renata, formada em dança pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), foi bolsista residente.

Sua pesquisa-solo buscou re-significar as linhas corporais e explorar como o toque modifica o estado desse corpo. Em dois anos de atividade, voltou-se a possibilidades de movimentos e ao corpo feminino desconfigurado.

  • Renata Roel parte de conceitos das artes visuais para criar a coreografia de Entre os Dois Lados
Veja também

Neste fim de semana, o humor pode vir dos noticiários ou dos banheiros femininos.

A escolha fica entre Toalete, peça escrita por Walcyr Carrasco (autor de novelas como Sete Pecados e Chocolate com Pimenta) e dirigida por Cininha de Paula, em cartaz no Guairinha, ou Notícias Populares, montagem dos brasilienses da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo, que retorna ao Teatro Positivo após ter passado por aqui em junho com o espetáculo Hermanoteu na Terra de Godah.

Notícias Populares explora a graça do acontecimentos cotidianos e seus protagonistas pelo olhar telejornalístico, em um "palco-jornal".

A peça chega embalada pela repercussão na internet de um de seus quadros, "Joseph Kimbler", sobre um campeão mundial de luta livre que, em princípio, vive o auge da carreira e da forma física. Mesmo quando as coisas começam a piorar incontrolavelmente, o lutador sempre encontra um jeito de dar a volta por cima. Apresentada no Programa do Jô, a cena foi gravada e colocada no ar no site do YouTube, onde já contabiliza alguns milhões de acessos.

As outras sete cenas que a precedem no espetáculo tratam de personagens como o criminoso disposto a matar alguém a cada vez que um erro de português for cometido; rappers que misturam as questões da periferia a problemas pessoais; ou um carnavalesco obcecado por brilhar na folia de fevereiro. As sessões de Notícias Populares acontecem nesta sexta (16) e sábado (17), às 21h30.

Refúgio Feminino

A curiosidade a respeito do principal refúgio feminino animou o dramaturgo Walcyr Carrasco a escrever uma comédia ambientada em um único cenário: o banheiro de um hotel luxuoso, por onde transitam tanto as hóspedes quanto participantes de uma convenção, executivas, prostitutas e mulheres que se encontram para um happy hour.

Em dez cenas curtas, a peça Toalete, apresentada neste sábado (16), às 21 horas, e domingo, às 19 horas, mostra quando essas diferentes mulheres se encontram e compartilham intimidades. Longe dos olhares dos homens, estabelecem ligações ligeiras e não têm pudor em criticá-los ou revelar suas próprias histórias.

Elo

A atriz Alexandra Richter, integrante do humorístico Zorra Total desde 2005, vive oito personagens, acompanhada em cena por Vera Mancini (cuja carreira teatral inclui trabalhos com os diretores Gabriel Villela, Antônio Abujamra e Eduardo Tolentino). Esta interpreta Dagmar, uma senhora protestante que permanece todo o tempo no banheiro, oferecendo às outras balas e artigos íntimos. É o elo entre todas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]