• Carregando...
Guilhermina Guinle no papel da socialite Alice, em "Paraíso Tropical" | Reprodução www.globo.com/paraisotropical
Guilhermina Guinle no papel da socialite Alice, em "Paraíso Tropical"| Foto: Reprodução www.globo.com/paraisotropical

Após um hiato de um ano em sua continuidade, causado pela falta de patrocínio, foi confirmada ontem, em coletiva à imprensa local, a realização da 10.ª edição do Festival de Cinema, Vídeo e DCine de Curitiba (FCVDC), evento de responsabilidade da empresa Araucária Produções Artísticas.

Inicialmente previsto para acontecer entre 22 e 28 de outubro, de acordo com anúncio feito pela coordenadora do evento, Cloris de Souza Ferreira, no mês agosto, o festival foi transferido em definitivo para o período de 12 a 18 de novembro, quando será apresentada ao público uma nova formatação, a começar pelo tema desta edição: O Cinema: Atrás do Seu Mercado Exibidor, Através do Cinema Digital.

A mudança de data deve-se à espera da coordenadora pela aprovação de um apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que acabou não se concretizando. Esta edição não conta com nenhum apoio do governo do estado, que financiou o 2.º Festival do Paraná de Cinema Brasileiro e Latino, organizado pela atriz e produtora Ittala Nandi no início de outubro. A viabilização do 10.º FCDV foi possível graças a verbas dos Correios e do Fundo Nacional de Cultura (do MinC).

Durante o mês de setembro, 154 produções (entre filmes e vídeos de curta e média-metragens, divididos nas categorias ficção, documentário e animação) foram analisadas por um júri presidido pelo gaúcho Esdras Rubim, ex-coordenador do Festival de Cinema de Gramado por mais de uma década. Integraram a comissão ainda o diretor de animação Lancast Motta; o cinéfilo João Henrique; o publicitário e fotógrafo Felipe Fontoura; e a cineasta e videomaker Fernanda Morini.

A equipe de jurados selecionou 66 títulos, que serão exibidos juntamente com outros longa-metragens convidados para a programação oficial do festival.

Além da mostra, o FCVDC irá promover projetos paralelos voltados à animação, como a exibição de 55 produções de animadores, a realização do 3.º Encontro Nacional de Animadores, além de sete oficinas técnicas de animação.

A programação do festival será dividida entre os espaços do Sesc da Esquina, Cine Luz e a Cinemateca e, além da exibição dos títulos, o festival irá promover homenagens aos atores parananenses Lala Schneider, Paulo Friebe e ao maestro e compositor Alceu Bocchino. Mais informações sobre a programação do 10.º FCVDC podem ser obtidas nos sites www.araucaria.art.br e www.fcvdc.blogspot.com.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]