• Carregando...

Conhecido por ter um público crítico e que não hesita em se manifestar durante a exibição dos filmes, o 43º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro teve nesta sexta-feira (26) sua noite mais agitada. Depois de ser confrontando com a poesia escapista de "A alegria" e com a poesia cotidiana de "Transeunte", uma plateia esvaziada recebeu o longa "Os residentes", de Tiago Mata Machado, com aplausos .

Em entrevista ao G1 antes da exibição do filme, Machado antecipou que não esperava uma postura neutra dos espectadores. "Até me desagradaria, espero que as pessoas gostem ou odeiem o filme. Uma reação neutra seria de indiferença."

Quatro homens, três mulheres e um menino são "Os residentes", um grupo desgarrado do convívio social que tenta construir ruas próprias regras. Machado conta que, após 250 horas de filmagens, a versão final foi editada de forma a retirar os trechos em que o grupo mais tinha contato com a realidade. "Eles são um grupo de pessoas órfãs das vanguardas que convivem em uma casa abandonada. São inadaptados, uma espécie de complô lunático", tenta explicar o diretor, destacando que o filme não tem um tempo ou um espaço definido.

Machado, que já trabalhou como crítico de cinema, acredita que "Os residentes" é uma outra forma de questionar a produção cinematográfica do país. "Acho que o cinema brasileiro precisa recuperar a poesia, estamos vivendo uma fase em que está prevalecendo uma estética padrão do cinema americano internacional. Esteticamente, o cinema brasileiro perdeu sua originalidade, sua personalidade’, opina.

Cana

Retratando a luta de uma família que decide enfrentar um grande grupo produtor de etanol, o documentário "Acercadacana" teve uma recepção mais calorosa por parte do público. O curta começou a nascer em 2008, após uma viagem do diretor pernambucano Felipe Peres Calheiros para Holanda.

"Me impressionou que o etanol estivesse sendo divulgado e comercializado também na Europa como combustível limpo e totalmente positivo para o povo brasileiro. Algo em que não acredito", afirmou Calheiros em entrevista ao G1.

De volta ao Brasil, ele procurou a Comissão Pastoral da Terra e descobriu sua protagonista: Maria Francisca de Lima, uma mulher que decidiu resistir à pressão da Usina Petribu para que ela vendesse seu sítio.

"A resistência daquela mulher e sua família contra um grande grupo empresarial, que não lhe permite viver em paz nem ter energia elétrica no meio hectare de terra em que mora há mais de 40 anos, chamou a nossa atenção e decidimos começar a gravar mesmo sem apoio, com investimento próprio", relata Calheiros.

Francisca, que compareceu à exibição, afirmou que a Petribu ofereceu R$ 150 para que os moradores saíssem de suas terras. Para acelerar a retirada, os seguranças da usina, fortemente armados, expulsaram os moradores. "Quem não aceitou, eles tiraram à força de casa. O sítio do meu pai foi tomado em 1998 e resolvi ir atrás dos meus direitos."

A equipe passou dois anos acompanhando Maria Francisca e o diretor sinaliza que "Acercadacana" é apenas o primeiro produto das filmagens. "Pretendemos expandir para um filme maior em breve. Para mim, não existe cinema desprovido de posicionamento político."

Homenagem

O poeta Nicolas Behr, cuiabano radicado em Brasília, foi homenageado no outro curta exibido, o documentário poético "Braxília". Uma das poucas cineastas de Brasília concorrendo na mostra competitiva, a diretora Danyella Proença foi ovacionada pela plateia - que não se conteve e aplaudiu o curta em diversos momentos.

Danyella acompanhou Behr pela cidade e utilizou seus poemas como condutores da narrativa do documentário com fortes tintas poéticas. "O filme pauta-se em três eixos: entrevistas, inserção de poemas e intervenções no cenário urbano, com poemas grafados em diferentes suportes arquitetônicos", explica.

Neste sábado serão exibidos o longa "O céu sobre os ombros", do mineiro Sérgios Borges, e os curtas "Matinta", de Fernando Segtowick, e "Falta de Ar", de Érico Monnerat. A mostra competitiva do 43º Festival de Brasília será realizada até o dia 29 e vai distribuir R$ 550 mil em prêmios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]