• Carregando...
Norah Jones estréia no cinema em "My Blueberry Nights" | Divulgação/Weinstein Co.
Norah Jones estréia no cinema em "My Blueberry Nights"| Foto: Divulgação/Weinstein Co.

Começou nesta quarta-feira (16), na França, o Festival de Cannes, que completa 60 anos este ano e é considerado a mais importante mostra de cinema do mundo. Entre os 22 longas que disputam a Palma de Ouro, estão os novos projetos de grandes diretores, como Wong Kar Wai, os irmãos Coen, Quentin Tarantino, David Fincher e Gus Van Sant. Serão 11 dias de imersão no que há de mais novo no cinema mundial.O festival foi inaugurado com "My blueberry nights", do chinês Kar Wai, que marca a estréia da cantora pop Norah Jones como atriz. No drama romântico, a cantora interpreta uma mulher que viaja pelos EUA em busca de um amor verdadeiro. Jude Law, Natalie Portman e Rachel Weisz também estão no elenco. Jones é presença garantida no tapete vermelho da abertura do evento.

Depois de três anos longe dos longas, Joel e Ethan Coen lançam seu "No country for old man", adaptação do romance "Onde os velhos não têm vez", do americano Comac McCarthy, uma espécie de faroeste dos novos tempos, com Tommy Lee Jones e Woody Harrelson.Quentin Tarantino leva a Cannes "À prova de morte" ("Death proof", no original), lançado nos EUA junto a "Planet terror", de seu colega Robert Rodriguez, formando o pacote "Grindhouse". O filme duplo levou a pior tanto em termos de público quanto de crítica, mas agora Tarantino ganha uma segunda chance de sucesso no festival francês.

Famoso pelo suspense "Seven" e o polêmico "O clube da luta", David Fincher promete chocar a Croisette com seu novo projeto, "Zodiac", inspirado na história real de um serial killer que aterrorizou San Francisco por cerca de 25 anos.

O americano Gus Van Sant, que levou a Palma de Ouro em 2003 por "Elefante", está de volta à disputa com "Paranoid park", sobre um skatista adolescente que mata um segurança de parque acidentalmente.

Também competem os novos projetos do sérvio Emir Kusturica (que venceu duas vezes, com "Papai está em viagem de negócios", de 1985, e "Underground", de 1995), do sul-coreano Kim Ki-Duk (de "Casa vazia"), do americano Julian Schnabel (de "Antes que anoiteça"), do russo Alexander Sokurov (de "Arca russa", filmado em uma única tomada) e outros.

Outro destaque é a animação "Persepolis" , baseada no HQ autobiográfico da quadrinista iraniana Marjane Satrapi. Multipremiada, a obra narra a vida de uma mulher comum no Irã, desde a infância em meio à Revolução Islâmica até o exílio na idade adulta. O filme tem direção de Vincent Paronnaud e conta com a participação da atriz veterana Catherine Deneuve na voz da mãe da protagonista.

Além disso, desembarcam no balneário francês alguns dos lançamentos mais esperados da temporada Hollywoodiana, exibidos fora de competição: o novo documentário de Michael Moore, "Sicko", uma polêmica análise do sistema de saúde americano; "13 homens e um novo segredo", da franquia de sucesso de Steven Soderberg, multiestrelada por Brad Pitt, George Clooney e Matt Damon; além do drama biográfico "A mighty heart", com Angelina Jolie, sobre a vida do jornalista assassinado Daniel Pearl.

Também promete causar sensação o documentário musical "U2 3D", rodado durante a turnê "Vertigo" da banda pop, primeiro da história a exibir um show de rock em três dimensões e com tecnologia pioneira, bem ao estilo do grupo.

Para comemorar o aniversário do festival, será exibida a produção "Chacun son cinéma", que reúne episódios dirigidos por diretores premiados em anos passados, como David Cronenberg, Alejandro González Iñarritu, Takeshi Kitano, Ken Loach, Nanni Moretti, Roman Polanski, Walter Salles, Lars Von Trier, Wim Wenders e outros, um grande presente, sem dúvida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]