• Carregando...
"Os Famosos e os Duendes da Morte" surpreende e é eleito melhor filme | G1
"Os Famosos e os Duendes da Morte" surpreende e é eleito melhor filme| Foto: G1

A cerimônia de encerramento do Festival do Rio 2009, que aconteceu na noite desta quinta-feira (9), no Cine Odeon, surpreendeu o público ao entregar o prêmio de melhor longa-metragem de ficção a Os Famosos e os Duendes da Morte, de Esmir Filho.

O diretor ficou conhecido por criar o vídeo "Tapa na pantera", que virou fenômeno na internet em 2007.

"Estou muito feliz pelo fato do filme ter sido reconhecido. O que quero mesmo é dar voz aos artistas que estão espalhados pela internet. Por isso fui o diretor deste filme: para falar sobre o jovem de hoje que, por causa da internet, ultrapassa fronteiras. Convido todos a visitarem esse mundo", comemorou Esmir.

Já o Troféu Redentor de melhor direção foi entregue à dupla Karim Aïnouz e Marcelo Gomes pelo elogiado "Viajo porque preciso, volto porque te amo", que também foi reconhecido na categoria fotografia.

Para Marcelo Gomes, apesar de romântico, o longa é ousado em termos narrativos e foi filmado "sem concessões". "Quis contar uma história de amor por um viés diferente, com uma outra linguagem cinematográfica. Mas a reação do público foi fantástica. Fiquei muito surpreso, porque é um filme pequeno, particular, pessoal e atingiu um público tão grande", disse o codiretor.

Outro vencedor da noite, apresentada por Juliana Paes e Caco Ciocler, foi o longa "Sonhos roubados", de Sandra Werneck, que foi eleito melhor filme pelo voto popular e teve a novata Nanda Costa premiada como melhor atriz.

A atriz contou que não tinha nenhuma expectativa com relação à premiação. "Eu realmente não esperava, foi um susto. Aliás, sinto-me duplamente vitoriosa, já que recebi o Redentor das mãos de Júlia Lemmertz, de quem sou superfã. Isso aumentou ainda mais minha emoção", revelou a vencedora.

Os atores Chico Diaz e Luiz Carlos Vasconcellos dividiram o troféu de melhor ator por "O sol do meio-dia", de Eliane Caffé.

"Esse prêmio cai como uma benção na minha carreira. Foi um trabalho realizado há quatro anos, cheio de dificuldades e que representa um Brasil profundo, que não é visto. Essas pessoas 'invisíveis' estão representadas por meio desse troféu. Ter sido premiado hoje engrandece todas elas", disse Chico Diaz, que encarnou o personagem Matuim no longa.

Na premiação de coadjuvantes, a atriz Cássia Kiss levou o Troféu Redentor por "Os inquilinos", e Gero Camilo foi escolhido por sua atuação em "Hotel Atlântico".

Na disputa de documentários, mais um empate: "Dzi Croquettes", de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, e "Reidy, a construção da utopia", de Ana Maria Magalhães dividiram o prêmio. O documentário "Tamboro", de Sergio Bernardes, também saiu vencedor, com o prêmio especial do júri e o de melhor montagem.

Confira abaixo a lista completa dos premiados:

JÚRI OFICIAL

Longa-metragem de ficção: "Os famosos e os duendes da morte", de Esmir Filho

Longa-metragem documentário: "Dzi Croquettes" e "Reidy, a construção da utopia"

Direção: Karim Aïnouz e Marcelo Gomes - "Viajo porque preciso, volto porque te amo"

Ator: Chico Diaz e Luiz Carlos Vasconcellos - "O sol do meio-dia"

Atriz: Nanda Costa - "Sonhos roubados"

Ator coadjuvante: Gero Camilo - "Hotel Atlântico"

Atriz coadjuvante: Cássia Kiss - "Os inquilinos"

Montagem: "Tamboro"

Roteiro: "Os inquilinos"

Fotografia: "Viajo porque preciso, volto porque te amo" e "O amor segundo B. Schianberg"

Curta-metragem: "Olhos de ressaca"

Prêmio Especial do Júri: "Tamboro"

Menção honrosa: "Sildenafil"

VOTO POPULAR

Longa-metragem de ficção: "Sonhos roubados"

Longa-metragem documentário: "Dzi Croquettes"

Curta-metragem: "Sildenafil"

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]