• Carregando...
Cena do espetáculo Rapunzel, que tem apresentações no sábado e no domingo | Divulgação
Cena do espetáculo Rapunzel, que tem apresentações no sábado e no domingo| Foto: Divulgação

Teatro

Veja esta e outras peças no Guia Gazeta do Povo

O espetáculo infantil Rapunzel retorna para os palcos de Curitiba em uma curtíssima temporada no Teatro Bom Jesus neste sábado e domingo, às 16 horas. A atração faz parte do festival infantil Era uma Vez...Eram Duas, Eram Três, financiado pela Lei Rouanet e cuja verba é revertida para o Hospital Pequeno Príncipe (veja o serviço completo no Guia Gazeta do Povo).

Com direção de Maurício Vogue, a montagem teve apresentações no início do ano no Teatro Regina Vogue, no Shopping Estação, e faz uma releitura da história criada pelos Irmãos Grimm no século 19. A trama moderniza o conto de fada, colocando uma equipe de televisão, especializada em jornalismo sensacionalista, para investigar o que aconteceu com uma princesa cabeluda que desapareceu.

"Quando montamos o espetáculo, queríamos que a história conversasse com as crianças de hoje. Então fizemos uma adaptação lidando com várias coisas que estão no cotidiano dela", explica o diretor. Ele confessa que, inicialmente, teve medo das mudanças propostas pelo texto de Rhenan Queiroz. "Mas mães e filhos adoraram."

As alterações incluem até o final feliz que não é entre o príncipe e a princesa, como sepultado pela tradição desse tipo de narrativa. Na nova versão, Doroteia, mãe da princesa, denuncia o melhor amigo da filha pelo desaparecimento. O problema é que a própria acusadora é a responsável pelo sequestro.

Solidariedade

O festival nasceu de uma ideia da produtora Carolina Montenegro, que encontrava dificuldade em levar os filhos pequenos com frequência ao teatro em Curitiba. "Sempre tive problemas com variedade de peças e continuidade nas apresentações por aqui", relata. Por isso, desde o ano passado ela se engaja em realizar mostras para crianças na cidade. Assim surgiu, por exemplo, o Festival Brinque, que teve uma edição em 2013 – a outra está programada para o início de 2015.

Com o apoio do Ministério da Cultura (MinC), no mês passado ela lançou uma nova iniciativa, o Era uma Vez... Eram Duas, Eram Três, que mensalmente apresenta espetáculos baseados em contos de fadas, sempre produzidos por companhias curitibanas. Com exceção de Rapunzel, as demais peças são exclusivamente montadas para o evento.

Próximas

A montagem de Maurício Vogue é a segunda a ser apresentada no festival, que em junho teve a encenação de A Roupa Nova do Rei. A lista de atrações ainda tem O Flautista de Hamelin (agosto), A Bela e a Fera (setembro), O Gato de Botas (outubro) e O Mágico de Oz (novembro).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]