• Carregando...
História original e cativante nos põe em contato a Argentina pobre, da periferia de Mendoza. | Divulgação
História original e cativante nos põe em contato a Argentina pobre, da periferia de Mendoza.| Foto: Divulgação

Antes da sessão, jornalistas e convidados demonstravam interesse e expectativa em relação a Algunos Dias Sin Musica, filme do argentino Matias Rojo exibido na última sexta-feira no 42º Festival de Gramado. Porque há pelos menos duas décadas a produção dos hermanos é consistente em sua essência. Contar boas histórias, enfim, eles sabem fazer bem.

Eis que Algunos Dias Sín Musica revelou-se uma pequena obra prima. O filme reforça o legado do cinema dos vizinhos ao contar uma história original e cativante. E também nos põe em contato com outra Argentina, nem sempre retratada nos filmes a la Ricardo Darin: a pobre, da periferia de Mendoza. Sebastián, um garoto de 10 anos, se muda para o subúrbio da cidade. No primeiro dia de aula, encontra Guzmán e Email. Num repente daqueles que dá graça à vida das crianças, imaginam que tudo seria melhor sem professores. Torcem para que todos morram. Momentos depois, a professora de música bate com as dez na frente de todos. O trio se sente culpado, e sai em busca da família da senhora para simplesmente pedir perdão.

O mais tocante na obra de Rojo é seu olhar ao mesmo tempo delicado e contundente para a relação dos garotos com seus pais -- sempre invertida ou decadente. Sebastián é um menino curioso que lê muito. Filho de empregada doméstica, vê seu pai ser demitido e, dias depois, o encontra em seu novo trabalho: na rua, vestido com uma fantasia de frango, a promover uma loja qualquer.

Guzmán é o mais pobre deles. Não sabe de seus pais. Mora com a avó desleixada em uma meia-água e jura que um dia, quando crescer, irá fugir em busca da família, possivelmente boliviana. O gordinho Email é um carateca que só perde e tem uma relação profunda com seu pai, gerente do bordel em que moram. É tocante a cena em que Email, mais estudado, o ajuda a ler uma aventura infantil do estilo da Série Vagalume.

Após dividir essas experiências, os garotos -- as atuações são ótimas – encontram parte da família da professora morta e fazem uma homenagem a ela numa cena de encher os olhos. Assim, descobrem que, na vida, não basta "pensar muito forte para que sorvetes caiam do céu." É preciso ir atrás deles. Para adultos ou crianças, não importa. Algunos Dias Sín Musica vale por muitas aulas. GGGG

* O jornalista viajou a convite da Oi

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]