• Carregando...

O filme chinês "City of Live and Death", de Lu Chuan, ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de San Sebastián. O filme é um retrato sensível e equilibrado de um momento brutal na história da China conhecido como "O massacre de Nanjing", um período de seis semanas entre os anos de 1937 e 1938 quando o exército japonês tomou a cidade de Nanjing. "Rodada com grande angular e em branco e preto, a fita alterna o ponto de vista de japoneses e chineses fazendo um retrato impressionista e comovente das condições de vida na cidade devastada", concluíram os jurados em reconhecimento ao trabalho de Lu sobre os "dilemas éticos experimentados pelos que sobrevivem em tempos de guerra".

A atriz Lola Dueñas foi escolhida como melhor atriz por sua participação no filme espanhol "Yo También", enquanto como melhor ator o escolhido foi Pablo Pineda pela participação no mesmo filme. Pineda é o primeiro espanhol com síndrome de Dow a obter um título universitário e ganhou o prêmio de melhor ator por sua interpretação de Daniel, um homem que vê em Laura (Dueñas) o tipo de mulher que sempre quis.

Dueñas já havia sido aclamada anteriormente por suas participações em "Volver" de Pedro Almodóvar e em "Mar adentro", filme em que contracenou com Javier Bardem. O prêmio de melhor diretor ficou com Javier Rebollo pela comédia "La Mujer sin piano", uma coprodução franco-espanhola que retrata em comédia as 24 horas na vida de uma mulher. O prêmio especial do festival ficou com "Le Refuge" do francês François Ozon.

Os resultados foram anunciados hoje pelo presidente do júri e também diretor, Laurent Cantet.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]