• Carregando...

Sexta-feira (3) de apenas uma estréia nos cinemas de Curitiba. É o longa "Filme Falado", que conta com John Malkovich e Catherine Deneuve no elenco. O feriado de carnaval é a justificativa para a prorrogação da mesma programação dos cinemas. Como o país praticamente pára durante o período, as empresas distribuidoras de São Paulo permanecem sem novidades até a próxima semana. Porém, o mês de março promete trazer boas surpresas. Está prevista a estréia de alguns longas como "Aeon Flux", que conta com Charlize Theron, "Cry Wolf – O Jogo da Mentira", um suspense que segue os passos da série "Pânico", e o aguardado "Instinto Selvagem 2", trazendo de volta a famosa cruzada de pernas de Sharon Stone para as telonas.

Intrigante. Esta é certamente uma das primeiras indagações de quem acaba de assistir ao longa do português Manoel de Oliveira, "Filme Falado". Apesar do filme já estar disponível no Brasil em DVD, a densa história clama por uma projeção em sala escura e sobre uma tela grande. A trama tem como foco a professora universitária de História Maria Rosa (Leonor Silveira) e sua filha de 7 anos, Maria Joana (Filipa de Almeida). Em um navio, as duas vão atravessar o Mar Mediterrâneo a partir de Lisboa, rumo a Bombaim, na Índia. Na medida em que as duas fazem paradas em portos da França à Turquia, a fita se transforma, também, em uma interessante aula de História, que pouco a pouco torna-se mais complexa na medida em que a embarcação aproxima-se do Oriente.

O filme tem início de forma até certo ponto profética, com a imagem de pessoas acenando em despedida para os passageiros do barco, que parte de uma doca lisboeta. Ninguém sairá incólume dessa jornada. A lição de História dada por Rosa Maria à pequena, porém curiosa e inquieta Maria Joana começa já na saída das personagens de sua terra natal. A menina quer saber o significado da palavra mito. Na medida em que a jornada avança, ela indaga à mãe, em Marselha, o que é uma lenda. Na Grécia, diante da Acrópolis, a menina quer descobrir o que as pessoas faziam na imponente construção clássica. A resposta da mãe é: "Elas veneravam seus Deuses".

De uma certa maneira, apesar de toda a ingenuidade de Maria Joana, saber "quem eram esses deuses" está no cerne da discussão proposta por "Filme Falado", que sugere às viajantes – e aos espectadores – uma reflexão profunda sobre as distinções entre os mundos ocidental e oriental atualmente.

Na medida em que Maria Rosa tenta responder de maneira clara e objetiva todos os "porquês" levantados pela filha, Manoel de Oliveira, hoje aos 98 anos, levanta uma discussão elevada e profunda demais para o entendimento da pequena personagem, mas que, certamente, tem relevância e pertinência para qualquer um que acompanhe mais de perto os movimentos geopolíticos mundiais. Num planeta cada vez mais dividido por conta das dificuldades de compreensão e aceitação do outro, do distinto, embarcar na viagem de Rosa Maria e Maria Joana pode ser, também, uma oportunidade para pensar a respeito tanto da contemporaneidade quanto dos processos históricos que nela desembocaram.

Em um dos momentos mais emblemáticos do filme, Oliveira coloca numa mesma mesa quatro personagens que representam formas distintas de perceber a realidade. A convite do capitão do navio, um norte-americano vivido por John Malkovich (de "Ligações Perigosas"), sentam à mesma mesa de jantar uma cartesiana e niilista empresária francesa (Catherine Deneuve), uma ex-modelo italiana romântica e passional (Stefania Sandrelli) e uma grande atriz grega (Irene Papas). Cada uma das personagens, vividas por ícones culturais de seus países de origem, fala em seu respectivo idioma, defendendo em discursos por vezes inflamados idéias que sustentam suas respectivas visões de mundo, igualmente diversas, porém de alguma forma interligadas por uma idéia de Europa "coesa e civilizada".

Sem perceberem que estão na dobra entre dois mundos, Ocidente e Oriente, os personagens, até agora sustentados pela confortável unicidade do "eurocentrismo", se vêem, de repente, atropelados pelas transformações no jogo de forças mundial. Perguntas e incertezas ainda permanecem em aberto. O final responde a algumas delas.

Pré-estréias

Para que procura outras opções, dois filmes têm pré-estréias marcadas para este fim de semana nos cinemas Cinemark de Curitiba.

Uma das sugestões é a comédia "O Matador", com o ex-007 Pierce Brosnan. O ator ficou marcado pelas atuações na pele do agente secreto James Bond, mas nem por isso o ator britânico ficou ofuscado no papel de Julian Noble. A atuação foi tão boa que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator - Comédia/Musical.

Diferente do que o título da fita sugere, a comédia se passa na Cidade do México, onde Julian Noble está para executar mais um trabalho, afinal, ele é um assassino profissional. E essa "profissão" acabou transformando Julian em uma pessoa fria, sem sentimentos. Isto o leva a evitar qualquer tipo de relacionamento social. Porém, durante sua estada na cidade ele conhece Danny Wright, que está no local a negócios. Danny mora em Denver e é casado com Carolyn, por quem apesar de ser casado há 10 anos mantém um desejo juvenil. Porém, nem tudo são flores com o casal.

Os Wright estão passando por problemas financeiros, o que fez com Danny viajasse à Cidade do Cabo para tentar aproveitar uma oportunidade. Ao esbarrar com Julian no saguão do hotel, Danny vê nele a chance de resolver seus problemas. Ele passa então a se esforçar para que Julian tenha algum sentimento, algo que não acontece há aproximadamente 20 anos. Porém, para conseguir isso, muitas situações hilárias acabam entretendo o espectador.

Outra opção é o nacional "Mulheres do Brasil", primeira longa-metragem da diretora Malu DeMartino. No elenco, grandes nomes como Camila Pitanga, Dira Paes, Deborah Evelyn, Bete Coelho, Carla Daniel, Roberta Rodrigues, Luana Carvalho, Tuca Andrada, Luciano Szafir e Dalton Vigh. A fita entra em cartaz no próximo dia 10, mas vale dar uma conferida durante a sua pré-estréia. De acordo com as produtoras do filme, ele possui uma alma feminina, na qual o diálogo entre a ficção e documentário se dá de forma orgânica. E isso fica evidente ao se conferir a história de cinco mulheres que amam, trabalham e sonham em cinco cidades brasileiras. Esmeralda (Camila Pitanga) deixa a pequena Bom Jesus da Lapa e vai fazer a vida na cidade grande. A estudante Ana (Luana Carvalho) quer conhecer o mundo e encontrar-se. A porta-bandeira carioca, Telma (Roberta Rodrigues) se empenha pra conquistar nota dez e ajudar sua escola a sagrar-se campeã do carnaval. A curitibana Martileide (Carla Daniel), cansada de servir cafezinhos, sonha com um príncipe encantado de voz aveludada. A paulistana Laura (Bete Coelho), descasada e quarentona, quer reinserir-se no mercado de trabalho e encontrar um novo amor.

Confira os endereços e os horários dos cinemas de Curitiba

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]