• Carregando...
O diretor russo Alexander Sokurov aplaude durante sessão de fotos para seu filme Fausto, no 68.º Festival de Cinema de Veneza | REUTERS/Eric Gaillard
O diretor russo Alexander Sokurov aplaude durante sessão de fotos para seu filme Fausto, no 68.º Festival de Cinema de Veneza| Foto: REUTERS/Eric Gaillard

O filme "Fausto", adaptação do russo Alexander Sokurov do clássico de Goethe, venceu o Leão de Ouro do 68º Festival de Veneza. Neste filme, o personagem tem uma enorme vontade de saber e de poder e faz todos os esforços para alcançar seu objetivo.

Diretor de filmes como "Arca Russa", e que realiza com "Fausto" uma visão entre linhas do clássico de Goethe, Sokurov foi reconhecido com o máximo prêmio da mostra por unanimidade do júri, presidido pelo cineasta americano Darren Aronofsky.

"Estou muito emocionado. Para chegar a algo assim tive que percorrer um caminho muito longo. Minha alegria é enorme, verdadeiramente enorme", afirmou o cineasta ao receber o prêmio no Palácio do Cinema de Veneza.

"Estou feliz de viver no cinema e de viver na Europa", acrescentou Sokurov, que agradeceu à colaboração de sua equipe. O cineasta também não deixou de mencionar as organizações que contribuíram para financiar sua obra, já que, segundo ele, "às vezes fazer um cinema de profundidade, de autor", sem apoio, é cada vez "mais difícil".

O Leão de Prata ficou com Cai Shangjun pela direção de "Ren Shan Ren Hai". A história é a de uma vingança, com o personagem perseguindo o assassino do seu irmão. Terraferma, do italiano Emanuele Crialese, ficou com o Prêmio Especial do Júri. Ao receber o prêmio, Cai Shangjun quis "agradecer à vida, porque é ela que nos ensina e é dela que aprendemos tudo".

O Prêmio Especial do Júri foi para a ítalo-francesa "Terraferma", de Emanuele Crialese, e a Copa Volpi de Melhor Interpretação Masculina por seu papel "extraordinário e valente", segundo o júri, foi para Michael Fassbender pelo britânico "Shame", de Steve McQueen.

"Muito obrigado, é maravilhoso. Quando se corre riscos e se vê que há resposta, é algo relevante. Obrigado a Steve McQueen, que é meu herói", disse Fassbender ao subir ao palco para receber seu prêmio.

"É um privilégio estar aqui, neste Festival de grande história, em companhia de grandes atores e atrizes. Quero dizer que Gary Oldman foi meu herói desde que eu tinha 14 anos. Estou muito honrado e privilegiado", acrescentou.

A Copa Volpi de Melhor Interpretação Feminina foi para Deannie Yip pelo filme "Tao Jie (A Simple Life)", de Ann Hui, enquanto o prêmio Marcello Mastroianni para Melhor Jovem Ator foi para Shota Sometani e Fumi Nikaido, do filme japonês "Himizu", de Sion Sono.

A "Osella" de Melhor Roteiro foi concedida ao filme grego "Alpis", de Giorgos Lanthimos, enquanto a "Osella" de Melhor Contribuição Técnica foi para Robbie Ryan por seu trabalho na fotografia no filme britânico "Wuthering Heights", de Andrea Arnold.

O prêmio Luigi de Laurentiis, também conhecido como Leão do Futuro, que reconhece a melhor "estreia", foi para o filme italiano "Là-bas", do cineasta Guido Lombardi, que participava dentro da seção paralela "Semana Internacional da Crítica".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]