• Carregando...

As primeiras sessões fechadas de "2 filhos de Francisco" para convidados ficavam vazias. A imprensa voltada para o público A e B se recusava a falar sobre o filme que conta a história de Zezé Di Camargo e Luciano. Foi o suficiente para Breno Silveira, estreante na direção de um longa-metragem, ficar deprimido. Quando os amigos, a crítica especializada, além de cineastas e artistas começaram a se mostrar mais predispostos assistir à saga da dupla sertaneja, surgiram os elogios.

- No começo achava que não tinha feito o filme que os produtores (Columbia Pictures e Globo Filmes, parceiras da Conspiração) queriam, achava que não iam gostar. Até que me disseram que eu estava maluco e o filme pronto para ser lançado - conta Breno, premiado diretor de comerciais e videoclipes, e diretor de fotografia de filmes como "Eu tu eles" e "Carlota Joaquina". - Depois comecei a entender que tinha uma coisa no filme que estava tocando as pessoas. Algo original, uma emoção que podia contaminar.

A "contaminação" deverá atingir até os avessos à música sertaneja a partir de 19 de agosto, quando o longa estréia com as já programadas 250 cópias. O maior lançamento do ano. E talvez o melhor. Não só pela delicada história de uma família do interior de Goiás - um lugar tão rico e tão pouco retratado pelo cinema nacional - mas também pela maneira como foi conduzida pelo diretor.

No lugar de mostrar a saga de dois meninos pobres que lutaram para fazer sucesso até vender 22 milhões de discos, Breno optou por focar na figura de um pai obstinado em fazer dos dois filhos uma dupla sertaneja. Como aquelas que costumava ouvir no radinho à pilha em sua casa de pau a pique em Pirenópolis.

O resultado é um filme que consegue ser emocionante e honesto. Um drama brasileiro que toca fundo qualquer um sem ser piegas ou apelativo.

- Não foi feito só para os fãs. Foi feito para gente sem preconceito. Tem muita brasilidade, carinho, delicadeza, amor. As pessoas estão precisando disso - completa Breno.

No papel do pai obstinado está Ângelo Antônio. Dira Paes é Helena, a mãe dos sete Camargos e uma espécie de contraponto do sonhador Francisco. O filme começa pela vida simples e alegre da família na cidade de Pirenópolis, onde o pai chegou a fazer um "puxadinho" para que as crianças da região aprendessem a ler e escrever. Com todo sacrifício, ele consegue comprar instrumentos para os filhos mais velhos, Mirosmar (Zezé) e Emival, que acabam formando a dupla Camargo & Camarguinho e fazendo sucesso na região. Até que a morte trágica de Emival em um acidente de carro interrompe o sonho de seu Francisco.

A partir daí o roteiro é digno de novela com direito a drama, humor e viradas sensacionais, até à entrada de Luciano na história mesmo sem saber cantar ou tocar um instrumento. E o filme acaba quando começa o sucesso da dupla Zezé Di Camargo e Luciano com a canção "É o amor".

- O bonito do filme é o sonho. No momento que ele se realiza não precisa ir além. A história é centrada em seu Francisco, senão ficaria mesquinho. O final com a multidão cantando já diz tudo - conta Breno.

Para o papel dos cantores durante a infância foram escolhidos meninos que formam duplas capiriras na região. Já na fase adulta, entram em cena Márcio Kieling e o estreante Thiago Mendonça. Todos ótimos em seus papéis.

O filme ainda tem Paloma Duarte no papel de Zilu, mulher de Zezé e mãe de suas filhas, incluindo Wanessa Camargo que acabou se tornando cantora. Segundo Breno, quase todos da família e a própria dupla esperavam fazer uma participação.

- Algumas pessoas quiseram participar, não só a Wanessa, mas outros. E era dolorido dizer que isso não ia acontecer. Pensei até em eles fazendo figuração. Mas precisava de uma verdade. Tanto que Zezé entra no último bloco e pedi para que ele não atuasse. Era para entrar com coração e mostrar que sua história não era mentira.

Zezé Di Camargo ainda não assistiu ao filme. Não consegue. Já Luciano viu até o final e precisou ficar mais dez minutos dentro da sala sozinho para se restabelecer.

- Acho que Luciano só conseguiu por causa de seu lado cinéfilo - acredita Breno.

Zezé vai à pré-estréia e tentará assistir. Para os pais deles vai ser preciso médico de plantão. Portanto, espectadores fãs ou não da dupla, preparem-se.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]