• Carregando...
J. D. Salinger, morto em 2010, deixou romances e contos que começarão a ser lançados em 2015 | Divulgação
J. D. Salinger, morto em 2010, deixou romances e contos que começarão a ser lançados em 2015| Foto: Divulgação

200 pessoas foram entrevistadas, ao longo de oito anos, para Salinger, biografia do escritor norte-americano que será lançada em 3 de setembro pela editora Simon e Schuster.

Chega no dia 6 de setembro aos cinemas norte-americanos o documentário Salinger, de Shane Salerno, que passa em revista a biografia, a obra e os mitos construídos em torno do escritor J. D. Salinger (1919-2010), autor de clássicos como Apanhador no Campo de Centeio e Franny e Zooey. Salerno também assina, ao lado de David Shields, uma biografia homônima, cujo lançamento está previsto para três dias antes da estreia do longa-metragem, que terá distribuição da poderosa Weinstein Company. O livro, editado pela também importante Simon & Schuster e já à venda na loja virtual Amazon, faz uma revelação que causou alvoroço nos meios literários: entre 2015 e 2020 cinco obras inéditas de Salinger virão a público.

Todos esses lançamentos foram aprovados pelo próprio autor antes de sua morte, em 2010, e estão sendo supervisionados pelo J. D. Salinger Literary Trust, entidade controlada pela viúva do escritor, Colleen, e seu filho, Matthew.

Entre os lançamentos está The Family Glass, uma antologia das histórias da família Glass, cujos integrantes são personagens centrais de várias narrativas de Salinger. Essa coleção incluirá cinco contos inéditos e uma genealogia do clã.

O autor também teria deixado pronto uma romance sobre a Segunda Guerra Mundial, inspirado pelo relacionamento complicado de Salinger com sua primeira esposa Sylvia, que pode ter sido informante da Gestapo, a polícia secreta do Estado alemão durante o regime nazista.

A Segunda Guerra também seria o tema central de uma novela baseada em experiências pessoais de Salinger. De acordo com o livro de Shields e Salerno, a história "teria a forma do diário de um agente da contrainteligência durante o conflito", que se estendeu entre 1939 e 1945.

O quarto título, e talvez o mais insólito dos cinco, seria um manual da religião Hindu Vedanta, da qual Salinger foi seguidor nos últimos 50 anos de sua vida.

Holden Caulifield

O volume mais aguardado entre os textos inéditos de Salinger, no entanto, deverá ser mesmo The Last and Best of the Peter Pans, que reunirá narrativas nunca antes publicadas sobre o personagem Holden Caulfield, protagonista de Apanhador no Campo de Centeio, obra mais popular do escritor americano. A edição incluirá, além do romance original, histórias já conhecidas e os textos inéditos, que, também de acordo com os biógrafos, "vão criar a história completa da família Caulifield".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]