• Carregando...
Atuação de Cleyde Yáconis é o ponto forte de O Caminho para Meca | Márcio RM/Divulgação
Atuação de Cleyde Yáconis é o ponto forte de O Caminho para Meca| Foto: Márcio RM/Divulgação

São Paulo - O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, que começa hoje na cidade paulista e só termina no dia 25, reúne algumas das melhores produções nacionais e internacionais recentes avalizadas por público e crítica.

Entre elas estão Rainhas (s), um diálogo autoral com Mary Stuart, de Schiller, dirigido por Cibele Forjaz; Inveja dos Anjos, montagem de forte impacto visual da Cia. Armazém; O Caminho para Meca, que já valeria ser vista apenas pela atuação de Cleyde Yáconis; In On It, peça de câmara dirigida por Enrique Diaz que mereceu críticas entusiasmadas no Rio; e a chilena Neva, criação imperdível que já fez três apresentações em São Paulo.

A mostra também provoca expectativa positiva em torno de espetáculos que ainda não entraram em temporada, como A Falecida Vapt Vupt, de Antunes Filho ou vindos de outras regiões, como O Cantil, da Cia. Máquina de Fortaleza, e Batata!, da companhia Dimenti, de Salvador.

A abertura, a céu aberto como sempre, será com o espetáculo francês Arcane, que promete unir visualidade e delicadeza.

Cada peça nacional que passa pelo festival recebe duas críticas de especialistas em artes cênicas convidados. Os textos são publicados num tabloide que tem edição diária e distribuição gratuita. "Estamos fazendo um esforço tremendo em prol da diversidade de olhares", diz o diretor Jorge Vermelho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]