• Carregando...
Preparativos para a Bienal Internacional de Curitiba 2013: 150 artistas espalhados por 100 espaços da cidade | Maíta Franco/Divulgação
Preparativos para a Bienal Internacional de Curitiba 2013: 150 artistas espalhados por 100 espaços da cidade| Foto: Maíta Franco/Divulgação

A edição 2013 da Bienal Internacional de Curitiba, que será inau­­gurada amanhã, às 17 horas, no Museu Oscar Niemeyer (MON) para convidados, e abre ao público em geral no domingo, vai trazer a arte e as performances artísticas para as ruas. A intenção da curadoria-geral, de José Roberto Teixeira Coelho (Museu de Arte de São Paulo) e Ticio Escobar (Bienal de Valência), é, justamente, fazer com que as manifestações façam parte do cotidiano.

VÍDEO: Confira a performance da inglesa Bonnie Camplin

Pelas ruas será possível ver instalações de artistas como Eder Santos (Belo Horizonte), David Svensson (Suécia), Gunilla Klingberg (Suécia), Heinz Mack e Beatrice Steimer (Alemanha).

No total, foram selecionados 150 artistas, com obras distribuídas em 100 espaços diferentes da cidade, entre museus, galerias e ruas.

Além de nomes internacionais importantes na cena de arte contemporânea mundial, como a sueca Ann-Sofi Sidén (cujos vídeos estarão expostos do Museu Oscar Niemeyer), e revelações como a inglesa Bonnie Camplin (selecionada pelo grupo Jovem Curadores da Bienal), artistas locais, como Efigênia Rolim, ícone da arte paranaense, estão com seu espaço reservado. As obras da artista também serão expostas no MON.

Ao vivo

Outra característica marcante são as performances de rua: durante a semana, antes da abertura oficial, a canadense Martine Viale se apresentou em algumas estações-tubo. Para o domingo, estão programadas apresentações na Feira do Largo da Ordem, às 10 horas, com o pesquisador baiano Zmário – no mesmo horário, na Galeria da Apap, será possível visitar a performance em vídeo The Sleep of Reason Produces Monsters, da artista Jill Orr.

Às 11 horas, a artista Efigênia Rolim se apresenta com o grupo de canto da UFPR no chão de vidro do MON e às 16h30, no "Parcão" no museu, Joseph Ravens realiza a performance "Pinhão".

Bicicleta

A Bienal oferece diversos roteiros guiados pelas principais atrações – a pé, de van ou de bicicletas, que serão oferecidas gratuitamente pelo Banco Itaú. As "magrelas" laranjas estarão disponíveis a partir das 15 horas nos sábados e às 10 horas, nos domingos. É necessário se inscrever pelo site : www.bienaldecuritiba.com.br. O evento ocorre até 1.º de dezembro.

CADERNO G | 5:59

Na Bienal, a artista está entre os nomes internacionais importantes na cena de arte contemporânea mundial

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]