Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cinema

Fora-da-lei peludo

Gato de Botas coloca o carismático personagem da franquia Shrek em um universo próprio, com boas doses de ação e humor para crianças e adultos

O ator Antonio Banderas, dublador de O Gato de Botas. | Divulgação
O ator Antonio Banderas, dublador de O Gato de Botas. (Foto: Divulgação)

Desde sua primeira aparição, em Shrek 2, o Gato de Botas, uma versão latina livremente inspirada no personagem do escritor francês Charles Perrault (1628-1703), é um sucesso instantâneo. Dublado, na versão original, por Antonio Banderas (leia entrevista ao lado)– e com fortes traços de sua versão do cavaleiro mascarado Zorro – o gato se tornou célebre por seu olhar pidão e meigo, dotado de um poder de persuasão extraordinário. Talvez seja a força desse olhar que fez os estúdios Dreamworks darem ao personagem seu próprio filme, intitulado Gato de Botas, que estreia nesta sexta-feira nos cinemas.

Embora desconectado do universo do ogro Shrek, Gato de Botas segue a linha da franquia ao se apropriar de diversos personagens de contos de fadas. Na história, o protagonista felino se alia a seu antigo amigo e desafeto, o ovo Humpty Dumpty, e à misteriosa gata Kitty Patamansa para roubar os feijões mágicos de Jack & Jill e chegar até o castelo do gigante no céu para capturar os ovos da Gansa dos Ovos de Ouro. As referências rocambolescas ganham um tom de odisseia pelas altas doses de ação e os efeitos em 3D, eficientes para a animação, ainda que não completamente necessários.

A estrutura não guarda maiores surpresas, seguindo inclusive as reviravoltas previsíveis nesse tipo de filme. Para as crianças, porém, o longa pode trazer alguma novidade na complexidade do felino, herói e ladrão ao mesmo tempo. Além disso, a produção acertou em retratar elementos que, até então, eram melhores definidos pelos desenhos 2D da Disney, como o pé de feijão e o castelo do gigante, dando forma ao imaginário coletivo em alta definição.

Talvez Gato de Botas peque por não ousar mais no formato da narrativa, mas consegue rir de si próprio e aprofundar a história do protagonista de maneira inteligente e criativa. Carismático, o Gato de Botas ganha a simpatia do público de maneira fácil e divide seu humor entre o escracho infantil e a sutileza da piada adulta, garantindo diversão a pais e filhos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.