• Carregando...

Fica aberta em Curitiba, até o próximo dia 22, a exposição de fotos da World Press Photo. São 199 imagens feitas por fotógrafos de todo o mundo e que foram escolhidas como as melhores do ano. O prêmio da WPP é considerado o mais importante do fotojornalismo mundial. A mostra, pelo segundo ano consecutivo, acontece no Boulevard do Shopping Estação.

Neste ano, mais de quatro mil fotógrafos enviaram seus trabalhos para a comissão de julgamento do prêmio, que chega à 48.ª edição. Foram mais de 69 mil imagens, vindas de 123 países. Os vencedores foram escolhidos por uma comissão internacional reunida em Amsterdã, na Holanda. Agora, as melhores fotos viajam o mundo. No Brasil, a exposição já passou por São Paulo e pelo Rio de Janeiro.

Entre os 63 países premiados neste ano, há um fotógrafo brasileiro. É J. F. Diorio, do jornal O Estado de São Paulo. Uma imagem feita por ele na favela do Buraco Quente, durante um incêndio, pode ser vista entre as finalistas. A melhor fotografia jornalística do ano, de acordo com os jurados, veio da Índia. A foto de Arko Datta, feita em Cuddalore, retrata uma mulher lamentando a perda de um parente durante o tsunami que varreu o sul da Ásia no fim de 2004.

Durante a permanência da mostra em Curitiba, a organização também planejou três mesas-redondas sobre fotojornalismo. A primeira, sobre esportes, foi realizada ontem, com participações do técnico da seleção brasileira de vôlei masculino, Bernardinho, do paratleta Clodoaldo Silva, e pelo editor de fotografia da Gazeta do Povo, Silvio Ribeiro. No dia 7, o tema será meio-ambiente. E, no dia 14, direitos humanos.

Serviço: World Press Photo. Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2.775), (41) 2101-9000. Todos os dias, das 10 à 22 horas. Entrada franca. Até 22 de fevereiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]