• Carregando...

Em mais de cinco décadas de carreira, o clarinetista Paulo Moura, 73 anos, já esteve várias vezes em países distantes como o Japão e a Rússia. No entanto, foram raras as ocasiões em que se apresentou para os vizinhos sul-americanos. A constatação de que o Brasil está "de costas para a América Latina" é antiga e persiste. Mas, se depender de Moura e do violonista Yamandú Costa, as fronteiras culturais já caíram há algum tempo.

Atração do fim de semana no Teatro da Caixa, a dupla apresenta o show El Negro del Blanco, cuja proposta é justamente aproximar a música brasileira de outros ritmos latinos. Baseado no disco homônimo lançado pelos músicos em 2004, o repertório desta noite combina choro e tango, samba e milonga, frevo e habanera...

A viagem começa nos pampas argentinos (fonte de inspiração para o gaúcho Yamandú Costa), com releituras de temas de Astor Piazolla ("Decameríssimo"), Atahualpa Yupanqui ("Duerme Negrito") e Mariano Mores ("Taquito Militar"). Subindo pelo continente, os dois encontram a chilena Violeta Parra ("Gracias a la Vida", famosa por aqui na voz de Elis Regina) e o venezuelano Antonio Lauro ("Valsa Venezuelana"), até chegar na América Central e nos cubanos do Buena Vista Social Club ("El Camino de la Vereda").

Yamandú, um dos instrumentistas mais festejados do país, tem apenas 26 anos. Mas foi ele quem apresentou a maioria dos temas sul-americanos presentes no show para o experiente Moura. Este, por sua vez, escolheu a parte brasileira do repertório, que inclui nomes como Severino Araújo ("Chorinho da Aldeia"), Raul de Barros ("Na Glória"), Jacob do Bandolim ("Simplicidade") e João Pernambuco ("Sons de Carrilhões"), além de um pout-porri com músicas de Baden Powell. Mais do que um diálogo entre ritmos latinos, El Negro del Blanco é também um raro encontro de gerações.

Serviço: Show El Negro del Blanco, com o violonista Yamandú Costa e o clarinetista Paulo Moura, no Teatro da Ciaxa (R. Conselheiro Laurindo, 280). Hoje e amanhã, às 21 horas, e domingo, às 19 horas. Ingressos a R$ 10 e R$ 5 (clientes, idosos e estudantes). Informações: (41) 3321-1999.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]