• Carregando...
Fome diminui quantidade de substância no cérebro que atua no controle de impulsos emocionais. | Pixabay
Fome diminui quantidade de substância no cérebro que atua no controle de impulsos emocionais.| Foto: Pixabay

A expressão popular que diz que “cara feia é fome” tem lá sua base científica, segundo pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Os cientistas conseguiram mostrar como barriga vazia e estresse podem resultar em dificuldades de controlar a raiva ao alterar os níveis de serotonina no cérebro.

Para fazer o estudo, os pesquisadores submeterem voluntários a alterações na dieta e monitoraram os cérebros dos participantes para medir como cada região reagia e se comunicava conforme eles mostravam expressões de raiva ou tristeza. A pesquisa foi divulgada em 2011.

Como funciona

O “mau humor” acontece porque a serotonina desempenha um papel fundamental na regulação dos impulsos emocionais e na agressão, explica a neurologista do Hospital VITA Ester London. Em níveis baixos, a substância deixa as comunicações entre regiões cerebrais mais fracas – incluindo a região responsável pelas emoções e comportamentos sociais.

A falta de comida altera os níveis de serotonina no cérebro, o que pode causar dificuldade para controlar respostas emocionais.

O resultado é a dificuldade de controlar respostas emocionais como a raiva.É o que dá origem ao fenômeno conhecido como “hangry” – em inglês, junção de hungry (fome) e angry (raiva) .

“A falta de glicose leva à liberação de hormônios estressantes – como o cortisol e a adrenalina, intensificando a predisposição ao mau humor na ausência de alimentação”, explica a médica.

A baixa serotonina também afeta as regiões do cérebro responsáveis pelo planejamento de ações e movimentos. Por isso, fome e irritação também interferem na concentração e na realização de atividades corriqueiras.

Guloseimas não resolvem

A solução para evitar a irritação é simples: comer antes de atingir o estágio de fome “máxima”. Mas não é qualquer alimento que vai reverter o mau humor. Doces e gorduras, apesar de aumentarem muito os níveis de glicose no sangue, acabam rapidamente e não resolvem o problema, segundo Ester. Ela sugere optar por alimentos naturais, que saciam a fome por mais tempo e são mais ricos em nutrientes, além de ter menos calorias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]