• Carregando...
Sexteto paulista aposta no rock de garagem e na psicodelia | Divulgação
Sexteto paulista aposta no rock de garagem e na psicodelia| Foto: Divulgação

Neste ano eles já tocaram no megafestival SXSW (South by Southwest), no Texas (EUA), ao lado de artistas como PJ Harvey e Devo. Em setembro, veja você: se apresentam no Bumbershoot, evento que acontece em Seattle, também nos Estados Unidos, e faz subir ao palco bandas como Weezer e um tal senhor conhecido como Bob Dylan.

Os paulistanos do Garotas Suecas dão um tempo na agenda internacional e se apresentam pela primeira vez em Curitiba hoje à noite, no James Bar. O show marca o início da chamada "invasão paulista", que segue em julho, no mesmo local, com apresentações da banda INI, dia 15, e comma, dia 22.

Formado em São Paulo em 2005 por Guilherme Saldanha (voz), Tomaz Paoliello (guitarra/ voz), Irina Bertolucci (pianos/voz), Perdido (baixo/ voz), Nico Paoliello (bateria/ voz) e Sessa (guitarra), o grupo é um caso à parte.

O Garotas Suecas – o nome foi um tiro no escuro – se destaca pela aposta, que pelo visto deu certo, no rock garageiro e psicodélico, com influências de Os Mutantes e um certo suíngue à la Jorge Ben, e do rock-soul norte-americano – leia-se o groove de Otis Redding e a guitarra incisiva de Steve Cooper.

A receita para se entender o sucesso do sexteto encontra outro ingrediente na energia, perceptível quase da mesma forma tanto nos shows ao vivo quanto no material de estúdio. E aí mora outra curiosidade.

O que talvez seja mais impressionante é que a banda, internacionalmente reconhecida e muito comentada nacionalmente, não tem um disco sequer. Até agora, as músicas que constam nos EPs Hey Hey Hey São os Garotas Suecas (2006), Difícil de Domar (2007) e, principalmente, no elogiado Dinossauros (2009), foram as responsáveis pelas viagens, shows internacionais e reconhecimento de veículos especializados – entre eles o aval da revista Spin Magazine.

Mas o primeiro álbum, intitulado Escaldante Banda, sai já em setembro, pelo selo norte-americano American Dust. Por tudo isso, é um dos mais aguardados deste ano.

Serviço:

James Sessions – Garotas Suecas. James Bar (R. Vicente Machado, 894), (41) 3222-1426. Dia 8 às 22 horas. R$8. Meia-entrada para quem for de bicicleta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]