• Carregando...
A comédia romântica Quase sem Querer presta uma homenagem ao cantor Renato Russo | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
A comédia romântica Quase sem Querer presta uma homenagem ao cantor Renato Russo| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Raio X

Entenda os projetos e iniciativas da Gazetinha:

> Núcleo de Mídia Jovem e Infantil: engloba todas as iniciativas paralelas ao jornal. É um espaço para ações variadas em mídia e voltado também ao protagonismo juvenil. Engloba o blog do caderno, os projetos RM, Master, Audiovisual, entre outras iniciativas.

> Repórter-Mirim (RM) – Criado há 7 anos, é o carro-chefe das iniciativas desenvolvidas pela Gazetinha. Com mais de 200 participantes ao longo da sua trajetória, o RM é voltado a jovens de 12 a 15 anos que, após uma seleção, participam de oficinas de formação e outras atividades durante um ano.

> Projeto Master: é o pós-RM e tem duração de um ano e meio. Engloba ações de protagonismo juvenil, criadas pelos próprios participantes ou lançadas como desafios pela coordenação do projeto.

> Projeto Audiovisual – Entre os vários objetivos, o projeto visa disseminar a prática audiovisual, reforçando a importância da leitura, da escrita e propiciando o desenvolvimento do senso crítico e do trabalho em equipe. Envolve os grupos do RM e do Master.

No ano em que completa 35 anos de circulação, a Gazetinha não poderia ganhar presente melhor: uma das produções audiovisuais realizadas pela turma do suplemento infanto-juvenil da Gazeta do Povo – o curta-metragem Quase sem Querer – foi selecionada para a Mostra Geração do Festival do Rio 2008 (o mais importante evento de cinema do Brasil), que acontece até o dia 9 na capital fluminense.

O filme presta uma homenagem ao compositor Renato Russo e conta a história do jovem casal Duduca (Rafael Nannetti) e Nica (Lívia Medvid), que se conhecem por acaso graças ao gosto em comum pelas músicas do líder da extinta Legião Urbana. A comédia romântica – que será exibida no festival amanhã e no dia 8 de outubro, respectivamente às 9 horas e às 14h30, antes do longa de animação japonês 5 Centímetros por Segundo – tem ainda no elenco os atores Cadu Scheffer, Natália Martins e Diegho Kozievitch.

"Quase sem Querer é a terceira produção audiovisual da Gazetinha, elaborada pelos repórteres mirins 2006-2007. O grupo tinha pouquíssimo tempo para elaborar argumento e roteiro, mas aí a RM (leia box) Giulia Lacerda trouxe a canção 'Eduardo e Mônica', da Legião Urbana, e a turma se animou para fazer alguma coisa em torno da temática proposta na letra", explica Cristiano Luiz Freitas, editor do suplemento infanto-juvenil e coordenador do Núcleo de Mídia Jovem e Infantil da Gazetinha, iniciativa que agrega – entre outras coisas – os projetos Repórter-Mirim e Master.

Realizado em parceria com a produtora Graphismo e com a participação de vários apoiadores, Quase sem Querer é, na verdade, resultado do Projeto Audiovisual da Gazetinha – outra iniciativa que, assim como o RM e o Master, está hoje sob o mesmo guarda-chuva de ações tocadas pela equipe do caderno.

"Quando realizamos o projeto do filme, não tínhamos a pretensão de que fosse alcançar resultados tão positivos – ainda mais 'fora de casa'. É estimulante notar o reconhecimento, que nos inspira a ir cada vez mais longe", diz Cassiana Bittencourt Mushashe, 16 anos, sobre a seleção do filme para o Festival do Rio. A adolescente foi uma das integrantes da equipe de produção de Quase sem Querer. "Com o esforço e a dedicação de todos, o filme avançou de forma que surpreendeu a todos. É uma sensação de dever cumprido e é muito bom saber que o trabalho está sendo bem avaliado", acrescenta Eduardo Frumento, colega de Cassiana. Ambos atualmente fazem parte do Master, projeto que engloba ex-participantes do RM.

Quase sem Querer começou a ganhar destaque fora do jornal durante a Sessão Jovem da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis – realizada em julho. "Foi impressionante a repercussão entre os adolescentes. Eles adoraram, aplaudiram de pé. O Festival do Rio é conseqüência disso, pois fomos procurados diretamente pela organização da mostra", conta Freitas, que credita o sucesso à maneira sincera com que o filme dialoga com os adolescentes.

Serviço

Saiba mais acessando o link Mostra Geração no site (www.festivaldorio.com.br).

Quase sem Querer foi recomendado pelo site Porta Curtas. Para assistir e votar, acesse(www.portacurtas.com.br/recomendados.asp?IdRecomendado=122).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]