• Carregando...
Tom Cruise | REUTERS/Stefan Wermuth
Tom Cruise| Foto: REUTERS/Stefan Wermuth

O ator Tom Cruise recebeu nesta quarta-feira, das mãos do governo irlandês, um certificado que demonstra as raízes irlandesas do artista americano, depois de uma pesquisa realizada por especialistas em genealogia sobre as origens de seus antepassados na ilha.

Em cerimônia realizada em Dublin, o vice-primeiro-ministro irlandês e titular das Relações Exteriores, Eamon Gilmore, entregou o documento emoldurado ao ator, que acompanhará nesta quarta, na capital irlandesa, a estreia de seu último filme, "Oblivion".

Após receber o documento e aprender um pouco mais sobre a história de sua família, a estrela de Hollywood, de 51 anos, qualificou a experiência de "incrível", pois confessou que desconhecia a solidez da extensão de suas conexões com a Irlanda.

"Sabia que era irlandês, mas não tinha ideia alguma de onde procedia e a profundidade (das raízes)", disse o ator, lembrado por seu papel no filme "Um Sonho Distante" (1992) e seu sotaque irlandês usado no filme, ridicularizado desde então.

"É um grande honra para mim e toda minha família, estou desejando voltar para contar para eles tudo sobre nossa história. Estou muito orgulhoso de ser irlandês. Estou desejando voltar aqui e quero visitar a terra dos meus antepassados e o castelo que tiveram", acrescentou o artista, cujo nome completo é Thomas Cruise Mapathor IV.

Segundo um recente estudo genealógico, o tataravô de Cruise, Patrick Russell Cruise, foi um fazendeiro irlandês estabelecido nos Estados Unidos conhecido por readmitir inquilinos em suas granjas na Irlanda após serem expulsos na primeira metade do século XIX, pouco antes da Grande Crise de fome que assolou o país.

Russell retornou à Irlanda em 1843 para readmitir em suas terras do condado de Westmeath, no interior do país, várias famílias que foram despejadas por seu agente imobiliário.

Além da família Russell, o ator também tem vínculos com os Cruise, cuja presença na Irlanda se remonta à época dos anglo-normandos e aos cavaleiros de Strongbow, que lideraram a invasão normanda na Irlanda.

Uns desses cavaleiros, Augustino de Cruce, se estabeleceu em Dublin em 1176 para administrar as terras de Strongbow na ilha.

Séculos depois, tanto os Russell como os Cruise, unidos por alianças matrimoniais, renegaram da fé protestante e perderam suas terras temporariamente na Irlanda quando se opuseram à ocupação e sangrenta campanha militar desenvolvida por Oliver Cromwell na ilha em 1649.

Os Mapathor, por sua parte, eram colonos protestantes que chegaram à Irlanda durante o reinado de Isabel I (1558-1603) desde o condado inglês de Dorset e cujos descendentes emigraram para Louisville, no estado americano de Kentucky.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]