• Carregando...
Homem segura pedra enquanto corre da polícia | REUTERS/Siphiwe Sibeko
Homem segura pedra enquanto corre da polícia| Foto: REUTERS/Siphiwe Sibeko

O ator francês Pierre Mondy, conhecido principalmente por seus papéis cômicos no cinema e na televisão, mas também como diretor, morreu neste sábado (15) em Paris aos 87 anos, o que provocou reações no mundo do espetáculo e da cultura.

Mondy, consagrado como ator por sua representação cinematográfica de Napoleão no filme "A Batalha de Austerlitz", de Abel Gance, em 1960, morreu vítima de um linfoma, contou um de seus amigos à emissora de rádio "France Info".

O ator nasceu em 10 de fevereiro de 1925, em Neuilly-sur-Seine, um município limítrofe com Paris, embora tenha passado sua infância e adolescência em Albi, no sul da França, onde seu pai era diretor de um centro escolar.

No início dos anos quarenta, mudou-se para Paris e na cidade fez sua primeira participação no cinema, no filme "Rendez-vous de Juillet", do diretor Jacques Becker, em 1949.

No teatro combinou seu trabalho no palco com o de diretor em dezenas de obras. Desde os anos 60, sua carreira caminhou por três frentes paralelas: cinema, televisão e teatro.

Nos anos 70 ficou muito conhecido por seu papel do sargento-chefe Chaudard na trilogia "A Sétima Companhia". A ministra francesa de Cultura, Aurélie Filippetti, lamentou sua morte e disse que Mondy era um grande ator.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]