• Carregando...
Ronnie James Dio teve destaque no cenário do rock dos anos 70. Ele foi um dos vocalistas do Black Sabbath | Denis Balibouse / Reuters
Ronnie James Dio teve destaque no cenário do rock dos anos 70. Ele foi um dos vocalistas do Black Sabbath| Foto: Denis Balibouse / Reuters

Morreu neste domingo, aos 67 anos, o cantor e ícone do heavy metal Ronnie James Dio. O músico, que foi um dos vocalistas do Black Sabbath antes de formar a banda que levava seu nome, e é apontado como o sujeito que popularizou o gesto com as mãos típico dos metaleiros. Ele sofria de um câncer descoberto em 2009, mas só se afastou dos palcos no último mês.

A mulher de Dio, Wendy, divulgou nota através do site oficial do artista, dando alguns detalhes sobre os últimos momentos do músico. "Ele teve a oportunidade de receber o adeus de vários amigos e da família antes de, em paz, nos deixar. Ronnie sabia o quanto ele era amado por todos. Agradecemos o amor e o apoio que todos nos deram. Amamos todos vocês, e a música que ele fez irá viver para sempre", dizia a nota. Nascido em 1942, Dio (sobrenome adotado em homenagem aos antepassados italianos) começou a se destacar no cenário rock dos anos 70 com os discos que gravou com a banda Rainbow, da qual também fazia parte o guitarrista Ritchie Blackmore, do Deep Purple). Coube a ele, anos mais tarde, ocupar a vaga de Ozzy Osbourne no Black Sabbath, quando este deixou o grupo. Convidado pelo guitarrista Tony Iommi, participou dos albuns "Heaven and Hell" (1980), "Mob Rules" (1981) e "Live Evil" (1982), após os quais deixou o grupo brigado. Em 1983, lançou o primeiro disco do Dio, "Holy diver", que traz sucessos como "Don't Talk to Strangers" e "Rainbow in the Dark".

Dio seguiu gravando e tocando regularmente com sua nova banda. Voltou a fazer um disco com o Black Sabbath em 1992, "Dehumanizer". Em 2007, reuniu-se outra vez com os antigos companheiros de Black Sabbath, Tony Iommi, Geezer Butler e Vinny Appice para a excursão de promoção da coletânea "Black Sabbath - The Dio Years". Acabaram rebatizando o grupo como Heaven and Hell, com o qual lançaram o álbum de inéditas "The devil you know", em 2009. Em novembro do ano passado, porém, Dio interrompeu os shows ao ser hospitalizado de emergência. Foi constatado o câncer estomacal que acabou matando-o na manhã deste domingo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]