• Carregando...

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, defendeu nesta segunda-feira (29) a cultura hacker na abertura do Congresso Global de Internet, que começou em Barcelona, na Espanha, e durante quatro dias vai debater as tendências do mundo da rede.

- Eu, Gilberto Gil, como ministro da Cultura do Brasil e como músico trabalho todo o dia com o impulso da ética hacker - declarou solenemente.

Segundo o ministro, é necessário distinguir os "hackers" dos "crackers"- vulgares piratas da informática, na sua opinião - e disse que os primeiros são "militantes da contracultura que vêem no computador uma fantástica ferramenta de comunicação".

Gil opôs o mundo hacker ao que chamou de "ortodoxia analógica reacionária". Para ele, os hackers apostam no software livre e acreditam que a internet permite criar espaços de igualdade. Para o ministro, "os hackers criam, inovam, resolvem problemas e exercitam a organização de ajuda mútua e voluntária".

- A revolução tecnológica não pode se justificar por si mesma, ela deve ser feita em benefício dos povos - opinou.

O ministro citou como exemplo o programa "Um PC para todos", desenvolvido pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O programa oferece o uso de computadores acessíveis e equipados com software livre.

- Graças à internet, um índio da Amazônia pode oferecer seus artefatos artesanais a compradores do primeiro mundo, evitando intermediários e conseguindo por seus produtos um preço superior ao que teriam antes, ao mesmo tempo que o comprador consegue descontos de vocês - declarou ele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]