• Carregando...

Em uma noite que os prêmios não chamam a atenção tanto quanto as apresentações, temos quatro motivos para esquecer um pouco os shows de Madonna e Paul McCartney para torcer pelo Brasil. Nosso ministro da Cultura e músico Gilberto Gil concorre na categoria World Music Contemporânea, enquanto Luciana Souza disputa o prêmio de melhor disco de jazz vocal.

Nelson Freire está indicado para melhor solo instrumental clássico, com "Chopin: Études, Op.10, Barcarolle, Op.60, Sonata Nº 2". O álbum "Jobim sinfônico", com regência de Roberto Minczuk também concorre ao Grammy.

A cerimônia de premiação no Staples Center de Los Angeles será esta quarta, às 23h, e terá transmissão do canal a cabo Sony, sem legendas, e do SBT. Em sua 48ª edição, o prêmio trará pela primeira vez um show de Paul McCartney, que já levou o troféu em forma de gramofone nada menos do que 13 vezes.

Além do ex-Beatle, Madonna - em dueto inédito com os ingleses Gorillaz - o U2 (com a sensação pop-soul Mary J Blige), o Coldplay e Christina Aguilera (ao lado do mestre Herbie Hancock) estão escalados. Um tributo ao grupo Sly and the Family Stone, com membros do Aerosmith, Maroon 5, Black Eyed Peas e outros, também está entre as atrações principais.

A equipe de apresentadores é outro prato cheio para as revistas de celebridades: o cantor Michael Bublé, os atores Matt Dillon, Tom Hanks e Teri Hatcher ("Desperate housewives"), o heptacampeão mundial de ciclismo Lance Armstrong e dúzias de outros - e outros mais ainda podem ser anunciados. Além da TV (que tem a média de 650 milhões de espectadores em todo o mundo), a cerimônia será transmitida pela internet, no endereço www.grammy.yahoo.com .

A faorita aos prêmios este ano é Mariah Carey que, da última vez que recebeu uma série de indicaoes ao Grammy, passou por uma das experiências mais humilhantes de sua carreira, sendo derrotada categoria por categoria, enquanto telespectadores no mundo inteiro viam seu humor piorar conforme a cerimônia passava.

Dez anos mais tarde e com oito indicações ao Grammy este ano, a cantora deve se sair melhor nesta quarta-feira, na maior noite do ano para a indústria musical, segundo apostam especialistas. Até hoje ela conseguiu apenas dois Grammys, em 1991, por melhor artista revelação e por seu single "Vision of love".

Carey, de 35 anos, divide o favoritismo com o rapper Kanye West e o cantor soul John Legend. Ela é a única pessoa indicada para as três principais categorias: de gravação, álbum e canção do ano.

Quatro artistas têm seis indicações: o rapper 50 Cent, a cantora Beyonce Knowles, o músico de funk William Adams (do Black Eyed Peas) e a lenda da Motown Stevie Wonder.

Doze mil pessoas na indústria musical elegem os vencedores dos Grammys. Os prêmios homenageiam a criatividade, mas os eleitores costumam ser influenciados pelo sucesso comercial, pela nostalgia ou pela história do artista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]