• Carregando...

Uma safra de novelas e minisséries globais está dando oportunidade para que atores paranaenses mostrem talento na tela da tevê. Somando as cinco atrações de teledramaturgia da Globo que estão no ar no momento, são 11 os atores saídos dos palcos do estado. Na conta, entram desde os veteranos Tony Ramos e Luís Melo até jovens recém-descobertos pela tevê, como Anderson Lau e Fernanda Machado.

Por um lado, o aumento repentino da participação de atores do estado nas novelas é fruto de uma política da Rede Globo de buscar novos nomes para seu elenco em regiões fora do eixo Rio de Janeiro – São Paulo. Por outro, também tem relação direta com uma maior exposição para o resto do país da cena de teatro local, decorrente principalmente da existência do Festival de Teatro de Curitiba.

Olheiros

Uma das beneficiadas com a existência do festival, a jovem Fernanda Machado, que faz a Dalila na novela Alma Gêmea, conta que os olheiros que a descobriram continuam vindo à cidade todos os anos. "Eles me viram atuando em três peças. Fizeram um registro dos trabalhos e acabei chamada para fazer um papel", conta. Fernanda comenta que, desde então, os produtores de elenco da emissora têm pedido a ela que cite nomes de outros atores da cidade que merecem ser vistos. "Fiz muito lobby para o Anderson Lau, que hoje está na novela das sete", diz ela, referindo-se ao ator que interpreta o Sheng Leng Júnior de Bang Bang.

Luís Melo, que em JK interpretou o coronel Licurgo, diz que desde os tempos de teatro em São Paulo ouve diretores pedindo para que ele indique curitibanos para seus grupos. "O Antunes Filho me falava sempre que queria mais gente do Paraná", conta. Segundo Melo, a disciplina no trabalho é um dos fatores que levam os atores da cidade a serem respeitados nos grandes centros. "Além disso, a cidade tem uma tradição em teatro, tem a faculdade de artes cênicas", opina.

Até mesmo para os grupos de teatro da cidade, a ida dos atores para a Globo pode ser produtiva. Andrei Moschetto, diretor de Anderson Lau no grupo Antropofocus, diz que a fama do colega poderá facilitar as turnês que eles pretendem fazer por Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, provavelmente ainda neste ano. "Lá tem muita gente brigando por espaço, e ter no grupo alguém que já é conhecido por causa da tevê pode tornar o trabalho de divulgação mais fácil", acredita.

Grazi

Nesta semana, os sites de fofoca também confirmaram que a paranaense Grazielle Massafera, mais conhecida como a ex-miss do Big Brother Brasil, também será atriz de novelas a partir deste ano. Segundo declarações atribuídas ao diretor Jayme Monjardim, ela teria sido escalada para Páginas da Vida, escrita por Manoel Carlos e que substituirá Belíssima no segundo semestre. A modelo está freqüentando a oficina de atores da Globo, considerada o primeiro passo para entrar na emissora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]