• Carregando...

O canal GNT conseguiu inovar ao fazer algo muito simples. Criou um programa, GNT.doc, que exibe documentários sobre temas retirados da vida das pessoas comuns e, em alguns casos raros, de astros do cinema.

A proposta é arriscada, já que esse tipo de assunto é tratado geralmente de forma superficial pela tevê ou, como curiosidade, por jornais e revistas. Mas não é assim com a maioria dos documentários exibidos pelo GNT (cada um deles é produzido por uma equipe diferente e em países diferentes, por isso a qualidade não é uniforme).

O canadense Baixo e Macho, que foi ao ar na semana passada, é um bom exemplo de como um documentário pode falar de um tema aparentemente banal e conseguir chamar a atenção para um problema, ao mesmo tempo que diverte a audiência. Produzido e apresentado pelo baixinho Howard Goldberg, descreve as dificuldades que homens de baixa estatura encontram na vida profissional e com as mulheres. Enquanto alguns depoimentos alertam para uma espécie de "racismo" inconsciente que esses homens enfrentam (não só eles falam disso, mas também pesquisadores), outros se concentram em relatar suas agruras com um humor invejável.

Em outro formato, Mulheres Maduras e Namorados Jovens, também exibido na semana passada, tem um narrador invisível que apresenta os personagens. Jamais há julgamento de valor nem tendência para pesar mais no lado positivo ou no lado negativo da situação. O resultado é uma quadro equilibrado.

No início de novembro, quan­­do o assunto foi o Muro de Ber­lim, os dois documentários exibidos (O Muro de Berlim – Fuga para a Liberdade e Berlim: Onde Está o Muro?) se prendiam menos às figuras históricas dos eventos de 20 anos atrás e mais aos alemães anônimos que viveram a divisão do país e a opressão do regime totalitário. Quando o tema foi o tênis (o calçado, não o esporte), o documentarista conseguiu tornar interessante o relato sobre um objeto banal, mas que faz parte da vida de quase todo mundo. Mérito do roteiro bem escrito.

As próximas edições do GNT.doc vão ao ar amanhã e os temas são a vaidade das mulheres que vivem nos garimpos brasileiros (às 14h), a paixão por vinhos (às 21h) e os medicamentos lançados nos últimos anos com a proposta de aumentar o prazer sexual (à meia-noite).

Serviço

GNT.doc é exibido pelo Canal GNT. Próximas edições serão apresentadas amanhã, às 14h, 21h e meia-noite. Confira a programação também na internet: http://gnt.globo.com

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]