Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Festival

Gramado tem seleção eclética

Além do paranaense Corpos Celestes, outros cinco filmes – a maioria inédita inclusive nos circuitos de festivais – disputam na categoria de longas-metragens brasileiros do 37º Festival de Cinema de Gramado. A seleção deste ano recebeu um número recorde de candidatos, entre documentários e ficções: foram 85 inscrições contra 43 em 2008.

Foram selecionados o experimental Canção de Baal, que marca a estreia na direção-solo de longas-metragens da musa do cinema marginal, Helena Ignez; os documentários Cildo, de Carlos Moura, e Corumbiara, de Vincent Carelli; o melodrama Quase um Tango, de Sérgio Silva; e a cinebiografia Em Teu Nome, de Paulo Nascimento.

Canção de Baal, filmado em formato digital, é uma adaptação para as telas da peça de mesmo nome do dramaturgo alemão Bertold Brecht (1898-1956). Encenam esta fábula, sobre um artista que preenche seus dias com casos amorosos, o músico Carlos Careqa, os atores Felipe Kannenberg e Marcelo Drummond e as atrizes Simone Spoladore, Beth Goulart e Djin Sganzerla.

Cildo percorre a trajetória do artista plástico Cildo Meirelles a partir de suas próprias reflexões sobre temas como arte conceitual, diferenças entre perecibilidade e descartabilidade e o lugar atual da obra de arte. O depoimento é tomado no momento em que ele se preparava para uma exposição de 80 trabalhos no museu londrino Tate Modern, realizada entre outubro de 2008 e janeiro de 2009. No outro documentário em competição, Co­­rum­­biara, Vincent Carelli percorre as pistas do massacre de índios na Gleba Corumbiara, em Rondônia, denunciada pelo indigenista Marcelo Santos, em 1985.

Duas produções gaúchas concorrem ao Kikito. Em Teu Nome lança um olhar crítico e poético aos anos de chumbo do Brasil narrando a história de um jovem guerrilheiro gaúcho no exílio. Já Quase um Tango traz o ator Marcos Palmeira em outra produção em parceria com o diretor Sérgio Silva, depois de Anahy de Las Misiones (1997). Palmeira vive Batavo, um agricultor com uma história digna de uma letra de tango. Após ser traído pela mulher (Vivianne Pasmanter), ele se muda para Porto Alegre para retomar a vida como dono de quitanda.

A competição latina de longas-me­­tragens teve 43 filmes inscritos, contra apenas 12 da edição anterior. Serão exibidos o uruguaio Gigante, de Adrián Biniez; os argentinos Lluvia, de Paula Hernandez, e La Proxima Es­­tación, de Fernando Solanas; o co­­lombiano Noche Buena, de Maria Camila Loboguerrero, e o peruano La Teta Asustada, de Claudia Llosa, vencedor do Urso de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 2008. Também concorrem 12 curtas nacionais e 14 gaúchos. (AV)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.