• Carregando...

Em 1945, a ilha de Iwo Jima foi o campo de batalha de mais de cem mil homens. Um quinto desse número eram os japoneses entrincheirados em 25 quilômetros quadrados de cavernas e passagens subterrâneas. Para eles, a guerra era sinônimo de morte, uma questão de honra e dignidade. Ao menos era isso o que propagava e esperava o regime do imperador Hirohito.

Antes da batalha, os soldados japoneses escreveram cartas de despedida às famílias. Até o dinheiro que carregavam nos bolsos foi despachado para Tóquio – que serventia teria para homens condenados a morrer em batalha? E, de fato, a morte foi o destino de 21 dos 22 mil soldados que combateram por pouco mais de um mês um exército norte-americano quatro vezes mais numeroso.

A vida e o anseio dos soldados do Japão são o mote de Cartas de Iwo Jima, que estréia hoje nos cinemas brasileiros. O longa-metragem concorre ao Oscar de melhor filme e venceu o Globo de Ouro de melhor produção em língua estrangeira. Falado em japonês, Cartas... traz alguns rostos familiares do cinema oriental, notadamente Ken Watanabe (Memórias de uma Gueixa), no papel do general Kuribayachi. Parte do roteiro foi embasada nas cartas que o militar japonês escreveu em Iwo Jima para sua família.

Trata-se também do segundo filme dirigido por Clint Eastwood sobre a batalha. O primeiro foi A Conquista da Honra, ainda em cartaz nos cinemas de Curitiba. Tratam-se de duas perspectivas diferentes e ao mesmo tempo complementares sobre um mesmo conflito.

A Conquista da Honra é um confronto com os mitos de uma sociedade que, em uma escala sem precedentes, transforma o banal em espetáculo. A fotografia que registra o hasteamento de uma bandeira americana no monte Suribachi, em Iwo Jima, torna-se símbolo da vitória. Os soldados da foto viram garotos-propaganda em uma campanha que arrecada dinheiro para a Guerra. Os dilemas morais que enfrentam são severos e criam cicatrizes que – ao contrário do que parte da crítica tem sugerido, em alusão ao final redentor – nem mesmo a família, o trabalho e a fé conseguem apagar.

Cartas... é também desprovido de heróis e divide com A Conquista... a humanização dos personagens. O que aproxima as abordagens é o que os soldados têm em comum enquanto pessoas deslocadas e angustiadas por um evento brutal. Cartas... é aparentemente menos ambicioso quanto à potência do significado que pretende atingir (mesmo porque os mitos não são o seu tema) e é profundamente distinto enquanto cinema.

A direção de Clint Eastwood parece tornar válida a definição que qualifica um bom filme como uma "sucessão de boas cenas". Não há rodeios: a direção é extremamente direta, lúcida e confere a cada seqüência um objetivo muito claro. A câmera está muitas vezes fora do tripé, registrando momentos que precisaram de pouquíssimos takes para entrar no filme.

O primeiro terço de projeção narra a chegada de Kuribayachi a Iwo Jima, a vida dos soldados e a situação do império perante a guerra. Depois da invasão das tropas americanas, os japoneses lutam em caos. Soldados contradizem ordens, são muitas as baixas, faltam munição e armas, e a moral intransigente dos combatentes leva ao suicídio. "Na guerra, o único heroísmo é sobreviver" disse Samuel Fuller, o cineasta que viveu pessoalmente a guerra. O seu Agonia e Glória é a lembrança mais forte aqui. GGGGG

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]