• Carregando...

Como em um espetáculo circense, um dos atores conversa com o público enquanto traduz algumas palavras. Ao trocar a cartola preta pela vermelha, o personagem Bento transforma-se no criado de vocabulário, uma espécie de dicionário humano que traduz o vocabulário inserido dentro da peça para a linguagem contemporânea.

Canapé, mariola, estafeta, zéfiros são alguns termos usados pelo o escritor Machado de Assis, mas nem sempre compreendidos por seus leitores de outras épocas. Após uma breve "aula" sobre o vocabulário machadiano, dicionário se fecha e o espetáculo logo começa. O texto encenado "Hoje avental, amanhã luva" trata-se de um conto escrito pelo autor em 1860.

Após anos de andanças pelo interior, Durval retorna à casa da rica Sophia com a intenção de reconquistar o amor da burguesia. Rosinha, a criada, com ciúmes dos amores de Durval por Sophia, arquiteta um plano para separar os amantes e mostrar para Durval que era ela é a mulher de sua vida.

Os atores Clayto Antonio De Sousa, Denise Naomi Ishikawa, Maurizio Trovato decoraram, com muito suor, todas as falas da forma como o conto foi escrito. O texto para o espetáculo foi escolhido no final do ano passado, mas segundo o ator Maurizio Trovato (Durval), na medida em que iam se aprofundando e pesquisando os termos, passavam a incorporá-lo, compreendê-los e isso contribuía na hora de memorizar as falas. "Difícil é na hora de improvisar. Quando esquecemos a fala, improvisar usando os termos do século 19 é bem complicado", explica Trovato.

Como peça exclusiva de estreia no Festival, o elenco conta que a sensação é de adrenalina quando sai tudo como o planejado, sem muitos erros de fala ou de atuação. Para eles, o grande segredo é se divertir no palco, assim, a plateia pode partilhar do mesmo sentimento e aproveitar o espetáculo da melhor forma possível.

Para encerrar de forma cômica, os três atores desenrolam uma enorme lista de agradecimentos e pessoas que emprestaram o tapete, fizeram o figurino de Rosinha, emprestaram a mesa de centro e ajudaram a customizar a poltrona do cenário foram homenageadas de uma forma singela.

ServiçoPeça: Hoje avental, amanhã luvaGênero: ComédiaClassificação: 12 anosApresentações: 31 de março, às 17h; 1° de abril, às 20h e 2 de abril às 10h.Local: Teatro Portão Cultural

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]