• Carregando...
Vergueiro está lançando um disco com músicas do sambista Nelson Cavaquinho, de quem foi amigo | Divulgação
Vergueiro está lançando um disco com músicas do sambista Nelson Cavaquinho, de quem foi amigo| Foto: Divulgação

Fã de samba de longa data, o paulista Carlinhos Vergueiro foi um dos músicos que homenagearam Noel Rosa e Adoniran Barbosa em 2010, ano do centenário dos dois compositores, que estão entre os nomes mais importantes da música brasileira. Assim, nada mais justo do que agora homenagear um amigo cujo centenário de nascimento é comemorado em 2011 e que também está entre os maiores sambistas da história. Uma semana depois da data de nascimento do músico fluminense Nelson Cavaquinho (1911-1986), Vergueiro apresenta um show em sua homenagem amanhã e sábado, às 21 horas, no Teatro do Paiol (Lgo. Guido Viaro, s/n.º).

A apresentação é a primeira de uma série de shows baseados no disco Carlinhos Vergueiro Interpreta Nelson Cavaquinho, que está sendo lançado pela gravadora Biscoito Fino, e que tem a participação de mú­­sicos como Wilson das Neves (em "Folhas Secas") e Chico Buarque (em "Nome Sagrado").

"Reuni especialistas no Nelson para gravar o disco", diz Vergueiro, em entrevista por telefone à Gazeta do Povo, referindo-se a nomes como o de Afonso Machado, que assina a direção musical do disco. Além de Wilson, Chico e o percussionista Marcelinho Moreira (que canta "Pranto de Poeta"), outros artistas, como o Cristina Buarque, remetem ao LP As Flores em Vida, – o último disco de Nelson, que foi coproduzido por ela, Vergueiro e Mauro Duarte, em 1984.

Músicas

Vergueiro afirma que a escolha do repertório foi a parte mais difícil, mas também a melhor da produção do novo disco – que foi gravado entre agosto e setembro. O músico, que compara Nelson Cavaquinho a um "Garrincha do samba", diz ter escolhido o que gosta de cantar, mas que muita coisa boa ficou de fora. "Conheço muito bem o trabalho do Nelson. Selecionei músicas importantes, como ‘Luz Negra’, uma das mais bonitas e entre as primeiras que aprendi. ‘A Mangueira Me Chama’ é um samba não tão conhecido e fala da Mangueira. ‘Deus Não Me Esqueceu’ achei importante escolher, porque Nelson tinha muita intimidade com Deus", diz Vergueiro. "Foi dessa forma, sem muito mistério."

A mesma simplicidade e ausência de maiores elucubrações se aplica ao show, que Vergueiro apresenta ao lado de sua banda paulista (ele gravou o disco com o grupo que o acompanha no Rio de Janeiro), e que terá músicas extras em relação ao repertório do disco, como "Minha Festa", "Tatuagem" e "Pecado". "Quero que seja um show em que as pessoas se divirtam. Sou mais como o Nelson ou o Garrincha do que professor. Sou vagabundo. Andei com Nelson na rua, conheci o samba na rua, e não falo de maneira certinha. Continuo sendo aluno."

Serviço

Carlinhos Vergueiro Interpreta Nelson Cavaquinho. Teatro do Paiol (Lgo. Guido Viaro, s/n.º), (41) 3213-1340. Amanhã e sábado, às 21 horas. Os ingressos custam R$ 20.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Cultura e Lazer | 4:35

O músico Carlinhos Vergueiro apresenta show em homenagem ao centenário de Nelson Cavaquinho, no Teatro do Paiol, em Curitiba. Em entrevista à Gazeta do Povo o artista fala sobre a apresentação e como o futebol, sua outra grande paixão, o aproximou de grandes nomes da música brasileira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]