• Carregando...
 | Reprodução
| Foto: Reprodução

Lançamento

Fim do Mundo

André Ducci. Arte e Letra, 76 págs., R$ 27. Quadrinhos.

Para o quadrinista André Ducci, o mundo termina em aridez gelada, num lugar esquecido pelos deuses, onde a solidão absoluta enfrenta a natureza perversa. Como as paisagens geladas e hostis dos livros de Jack London ou dos relatos das exposições polares do início do século 20, os rigores destes confins não são para estômagos sensíveis.

Nas páginas desta sua primeira graphic novel individual, Ducci, sem prólogos ou maiores explicações, conta a história de um homem que enfrenta sozinho todas as agressões e armadilhas da natureza selvagem. Vento, mar, neve, frio, demência... E também a maior de todas as ameaças, o homem e sua índole psicopata irreprimível.

Na narrativa sem diálogos desta luta do homem contra os rochedos, os desenhos do artista mostram como se cria um ciclo, a engrenagem apocalíptica que vai nos levando para o fim inescapável do qual, portanto, é tolice ou falta de coragem tentar escapar.

Esta também é a primeira experiência da editora curitibana Arte e Letra com histórias em quadrinhos.

Dois traços conhecidos do trabalho do artista se escancaram nesta sua primeira experiência individual em livro. Primeiro é o tom do isolamento e como ele afeta as decisões morais do homem a ele condenado. Salvar as focas ou a própria pele? O futuro do planeta ou um dia a mais de vida? Outro ponto é o traço incomum e inconfundível de Ducci, em especial para desenhar o corpo humano.

A HQ foi publicada inicialmente na página do artista na internet, em meados do ano passado. Em pouco tempo, ela foi descoberta e seguida por centenas de fãs nas redes sociais. O volume completo, no entanto, só saiu agora durante a segunda edição da Gibicon, há duas semanas.

Anatomista

O curitibano André Ducci é quadrinista formado em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). Iniciou seus trabalhos como ilustrador para as marcas de skateboard e também para o jornal Rascunho. Entre seus vários projetos destaca-se Anatomista, que relaciona anatomia científica e artes gráficas. Sozinho ou com parceiros, também participou das coletâneas Cidade Sorriso dos Mortos (Dogzilla, 2013) e Entre 4 Linhas (DSOP, 2014) e ilustrou o livro Guia de Ruas sem Saída (Edith, 2012), do escritor Joca Reiners Terron.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]