• Carregando...
"High School Musical" ganha segunda versão no cinema | Reprodução G1
"High School Musical" ganha segunda versão no cinema| Foto: Reprodução G1

Heróis/Vilões

Confira os robôs do planeta Cybertron e seus disfarces na Terra no filme Transformers.

Autobots (heróis)

- Optimus Prime (líder) – carreta- Bumblebee – Camaro- Jazz – Pontiac Solstice- Ironhide – picape- Ratchet – Hummer

Decepticons (vilões)

- Megatron (líder) – caça alienígena- Starscream – jato F-22- Barricade – Mustang versão carro de polícia- Blackout – helicóptero militar- Brawl – tanque de guerra- Frenzy – celular, som portátil- Scorponok – escorpião gigante de metal- Bonecrusher – veículo militar

Está chegando ao fim a incrível e massacrante temporada de blockbusters de 2007, reunião de uma grande quantidade de lançamentos que tomaram conta de quase todas as salas de cinema do mundo a partir de maio, com a estréia de Homem-Aranha 3, Piratas do Caribe 3, Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, Treze Homens e um Novo Segredo, Harry Potter e a Ordem da Fênix e as animações Shrek Terceiro e Ratatouille.

Com exceção do excelente e original desenho do ratinho Remy e da nova aventura do bruxinho Potter, as outras produções decepcionaram, trazendo mais do mesmo de suas franquias. Dessa forma, o melhor da temporada em termos de ação ficou para o último filme do pacote, Transformers, que pode ser visto a partir de hoje nos cinemas do Brasil.

Dirigida por Michael Bay e produzida por Steven Spielberg, a fita reúne as principais características das produções comandadas por esses dois pesos pesados do cinema hollywoodiano: a ação frenética, com direito a muitas destruições, marca de Bay em filmes como Armageddon, A Rocha, Pearl Harbor e a série Os Bad Boys; e a temática juvenil dos filmes de aventura do criador de E.T – O Extraterrestre.

Para quem não conhece, os Transformers são brinquedos que foram verdadeira febre nos anos 80, com direito a desenhos animados e quadrinhos para aumentar ainda mais sua divulgação com a garotada da época. No filme, os carros e aviões em que alguns deles se transformam foram alterados e modernizados – o que deve desagradar os nostálgicos mais xiitas (eles sempre existem) –, como o autobot Bumblebee, que originalmente era um Fusca e virou um Camaro envenenado.

Na história, os Transformers são robôs vindo do espaço, do planeta Cybertron, que entrou em colapso depois de uma guerra por um artefato em forma de cubo, que tem o poder de transformar máquinas em seres inteligentes e muitas vezes belicosos. Essa poderosa peça cai na Terra e passa a ser disputada por dois grupos de robôs de Cybertron: os heróis Autobots e os vilões Decepticons.

Bumblebee é o primeiro a chegar à Terra, tomando a forma de um Camaro que é comprado pelo nerd Sam Witwick – vivido pelo astro em ascensão Shia LaBeouf –, que, como quase todo adolescente, deseja ter um veículo para conquistar as meninas da escola – no caso, a belíssima Mikaela Banes (Megan Fox).

Mas Sam também tem em seu poder uma relíquia que pode indicar a localização do cubo, transformando-se em uma figura vital para sobrevivência dos habitantes da Terra. Se os Decepticons liderados por Megatron conseguirem o artefato, irão usá-lo para destruir todo o planeta. A salvação está nos Autobots liderados por Optimus Prime, que respeitam os humanos e pretendem defendê-los.

O que primeiro chama a atenção em Transformers é o tom bem-humorado da trama, principalmente nas situações envolvendo Sam, seja tentando conquistar Mikaela, conhecendo os Autobots ou mesmo tendo uma hilária conversa sobre sexo com os pais. Outra fonte de riso é o impagável ator Anthony Anderson, na pele de um hacker medroso. Nesses momentos, fica claro o dedo de Spielberg, que deve ter indicado aos roteiristas uma história leve e divertida para acompanhar a pirotecnia comandada por Bay.

A pancadaria corre solta entre os Autobots e os Decepticons, que destroem quase todos os prédios da parte central de Los Angeles em sua batalha pela posse do cubo espacial – com incríveis efeitos visuais a cargo da Industrial Light & Magic, de George Lucas. O tom empolado das falas de Optimus Prime, Megatron e demais Transformers e o final heróico demais irritam um pouco, mas a ação é de primeira, principalmente com as transformações das máquinas, que mudam de forma em pleno movimento, na terra e no ar.

Os gigantes robôs podem marcar forte presença na tela, mas o filme é mesmo de Shia LaBeouf, que ganha seu primeiro papel como protagonista. O jovem ator – que já havia se destacado como coadjuvante em Constantine e Eu, Robô – se sai bem na tarefa de comandar um elenco formado pelo veteranos Jon Voight e John Turturro, além de atores já conhecidos como Josh Duhamel e Tyrese Gibson. Shia deve crescer ainda mais na carreira, pois está escalado para o elenco do quarto filme da franquia Indiana Jones, de Spielberg, a ser lançado em 2008.

Com Transformers indo bem nas bilheterias americanas – já ultrapassou a marca de US$ 220 milhões de arrecadação –, uma continuação é quase certa, e o final desse primeiro filme deixa espaço aberto para ela. GGG1/2

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]