• Carregando...
Uma das tirinhas presentes no volume um da coletânea Cianeto & Felicidade (Leya, 2015). | Reprodução
Uma das tirinhas presentes no volume um da coletânea Cianeto & Felicidade (Leya, 2015).| Foto: Reprodução

Você já deve ter se deparado com uma tirinha da série Cyanide & Happiness por aí. E, se não achou engraçada, é possível que a tenha detestado. É que estes quadrinhos, ironicamente protagonizados por bonecos-palito desenhados e coloridos com traços quase infantis, estão geralmente envolvidos naquele tipo de piada que pode ser ofensiva ou sem propósito para quem não compartilha de seu senso de humor.

Este pode ser o caso da maioria das pessoas, mas os criadores das tiras – Kris Wilson, Matt Melvin, Rob DenBleyker e Dave McElfatrick – parecem ter encontrado um público considerável de admiradores de piadas politicamente incorretas espalhados pelo mundo.

Veja algumas tiras de Kris, Rob, Matt e Dave

De acordo com a editora Leya, que acaba de lançar duas coletâneas com as tirinhas no Brasil – Cianeto & Felicidade e Sorvete & Depressão –, o site da Cyanide & Happiness, www.explosm.net, recebe mais de 1 milhão de visitantes por dia.

Mais números: quase 10 milhões de curtidas na página do Facebook e mais de 3 milhões de inscritos no canal do YouTube. Tudo isso com piadas perversas, frequentemente sobre temas tabu, um bocado de sangue e altas doses de nonsense.

Além de temas controversos, as tirinhas frequentemente lançam mão do nonsense.Reprodução

Rob DenBleyker, um dos criadores do Cyanide & Happiness, explica este fenômeno e fala sobre o senso de humor polêmico da série. Confira:

Como você vê o sucesso da série?

Eu ainda estou espantado com ele. Nós começamos a fazer os quadrinhos por diversão, só para divertir um ao outro. Mal posso acreditar que chegamos a esse ponto.

Te surpreende que gente de tantos lugares e culturas diferentes curtam o senso de humor de vocês?

É sempre surpreendente descobrir fãs no mundo inteiro. Mas, por outro lado, não surpreende, porque a internet derrubou as restrições de conteúdo tradicionais sobre as quais os jornais e tevês operam. O tipo de gente que pensa que nossas coisas são engraçadas pode achá-las facilmente, de graça.

Para vocês, é necessário chocar e talvez ofender para fazer rir? Por que você acha que as pessoas gostam disso?

Não é necessário, e geralmente tento fazer minhas tiras engraçadas, não ofensivas. Às vezes acontece de elas serem ofensivas ao mesmo tempo, o que é um reflexo do meu senso de humor, eu acho.

Vocês às vezes fazem piadas sobre piadas sobre temas muito controversos. Alguma vez você já se arrependeu de publicar algo? Alguma vez já achou que passou do ponto?

Eu nunca me arrependi de uma tira a não ser quando achei que a piada poderia ter sido melhor. Eu não tento realmente chocar ou ofender, isso às vezes acontece naturalmente. Eu já mudei piadas de tirinhas de anos atrás. Eu posso, porque é uma tira de internet. Experimente me dizer que não.

Quais são os limites do humor para você? Você acha que o humor é sempre inofensivo?

Acho que todo mundo tem sua própria medida para o que é engraçado. Piadas não são sempre inofensivas, elas definitivamente podem ser usadas para machucar. Eu não acho que tenha um limite consciente para o humor, só faço coisas que são engraçadas para mim.

Quais são principais influências para suas tirinhas?

Me inspiro muito em outras web comics como Three Word Phrase, ChannelATE, Amazing Super Powers e muitas outras. Também cresci adorando Calvin and Hobbes e The Far Side.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]