
Aclamado pelo público, sobretudo feminino, por seus hits românticos e com o excêntrico hábito de colecionar as calcinhas que as fãs jogavam ao palco durante seus shows, o cantor Wando (Wanderley Alves dos Reis, mineiro de Cajuri), morreu na manhã de ontem.
O cantor teve uma parada cardíaca por volta das 5h40 de quarta-feira, ocasionada por um súbito agravamento de seu quadro de saúde. Ele estava internado desde o dia 27 de janeiro no hospital Biocor, em Nova Lima (MG).
VÍDEO: Veja vídeo de Wando divulgando o bloco carnavalesco Fogo e Paixão
Desde o início de seu internamento, blogs como Lavou Tá Nova e Lavei pro Wando prestavam solidariedade ao cantor, publicando fotos de calcinhas com mensagens de apoio. Ontem, nas redes sociais, surgiram manifestações como o "dia sem calcinha" para homenagear Wando.
Diversos cantores, atores e artistas se manifestaram por meio do microblog Twitter. A cantora Fafá de Belém disse que o sucesso do cantor "não tinha apoiadores nem jabá. Era o povo quem fazia". Ivete Sangalo escreveu: "carisma, alegria e sorriso, marcas registradas do querido Wando. Sou muito fã. Deus guarde essa figura massa".
Saúde
Em entrevista coletiva realizada no hospital Biocor na manhã de ontem, os médicos afirmaram que o infarto sofrido por Wando no final de janeiro foi "muito grande".
O cardiologista Heberth Miotto contou que Wando teve uma queda de pressão sanguínea às 5h40 e, uma hora depois, sofreu a parada cardíaca. Os médicos tentaram ressuscitá-lo, mas não tiveram sucesso.
De acordo com Miotto, quadros semelhantes têm índice de mortalidade de 80%. "Conseguimos melhorar muito, mas nunca o risco [de ele morrer] chegou a zero. O infarto foi muito grande."
O cardiologista Joel Teles, também do Biocor, disse que o entupimento das artérias do cantor por placas de gordura pode ter sido causado por três fatores: sedentarismo, genética e excesso de peso. Ao dar entrada no hospital, Wando pesava 110 quilos.
Carnaval
Com a morte do cantor Wando, o bloco carnavalesco carioca Fogo e Paixão perdeu o seu "muso" inspirador e irá pensar em homenagens para fazer no próximo domingo, quando acontece o desfile.
"Estamos muito tristes. Hoje irá acontecer um ensaio do grupo onde vamos pensar em uma homenagem para o nosso muso", disse o organizador Alexandre Morand.
O bloco que, na verdade, tem a temática da música brega acabou sendo associado ao cantor pelo nome Fogo e Paixão. Para esse carnaval, o cantor chegou a gravar um vídeo para pedir fundos para a organização.
Veja vídeo de Wando divulgando o bloco carnavalesco Fogo e Paixão:



