• Carregando...
Wando era um dos principais ídolos da música romântica brasileira | Divulgação
Wando era um dos principais ídolos da música romântica brasileira| Foto: Divulgação

Cronologia

Confira alguns momentos marcantes da vida e da carreira de Wando:

1945 – Wanderley Alves dos Reis nasce em Cajuri (MG). Wando é um apelido carinhoso inventado pela avó.

1972 – Jair Rodrigues grava "O Importante É Ser Fevereiro" e "Se Deus Quiser" e o lança como compositor.

1973 – Grava o primeiro disco compacto "Maria, Maria" e, meses depois, o álbum Glória a Deus no Céu e Samba na Terra.

1974 – É lançada a versão de Ângela Maria para "Vá, Mas Não Volte".

1975 – A canção "Moça", do segundo disco, entra na trilha sonora da novela Pecado Capital, da Rede Globo, e Wando estoura nacionalmente.

1977 – Seu álbum Ilusão lhe dá o primeiro dos seus 19 discos de ouro.

1988 – O álbum Obsceno ultrapassa a marca de 1 milhão de discos vendidos.

2002 – Lança o CD duplo Acústico ao Vivo, no qual se destacam regravações de outros artistas (Indie Records).

Ao longo de sua carreira, Wando compôs mais de 400 canções, ganhou 19 discos de ouro, sete de platina e dois de diamante. O cantor estimava ter vendido 10 milhões de álbuns.

Fonte: http://www.dicionariompb.com.br/wando e Dicionário Houaiss Ilustrado de Música Popular Brasileira (2006)

Aclamado pelo público, sobretudo feminino, por seus hits românticos e com o excêntrico hábito de colecionar as calcinhas que as fãs jogavam ao palco durante seus shows, o cantor Wando (Wanderley Alves dos Reis, mineiro de Cajuri), morreu na manhã de ontem.

O cantor teve uma parada cardíaca por volta das 5h40 de quarta-feira, ocasionada por um súbito agravamento de seu quadro de saúde. Ele estava internado desde o dia 27 de janeiro no hospital Biocor, em Nova Lima (MG).

FOTOS: Veja imagens de Wando

VÍDEO: Veja vídeo de Wando divulgando o bloco carnavalesco Fogo e Paixão

Desde o início de seu internamento, blogs como Lavou Tá Nova e Lavei pro Wando prestavam solidariedade ao cantor, publicando fotos de calcinhas com mensagens de apoio. Ontem, nas redes sociais, surgiram manifestações como o "dia sem calcinha" para homenagear Wando.

Diversos cantores, atores e artistas se manifestaram por meio do microblog Twitter. A cantora Fafá de Belém disse que o sucesso do cantor "não tinha apoiadores nem jabá. Era o povo quem fazia". Ivete Sangalo escreveu: "carisma, alegria e sorriso, marcas registradas do querido Wando. Sou muito fã. Deus guarde essa figura massa".

Saúde

Em entrevista coletiva realizada no hospital Biocor na manhã de ontem, os médicos afirmaram que o infarto sofrido por Wando no final de janeiro foi "muito grande".

O cardiologista Heberth Miotto contou que Wando teve uma queda de pressão sanguínea às 5h40 e, uma hora depois, sofreu a parada cardíaca. Os médicos tentaram ressuscitá-lo, mas não tiveram sucesso.

De acordo com Miotto, quadros semelhantes têm índice de mortalidade de 80%. "Conseguimos me­­lhorar muito, mas nunca o risco [de ele morrer] chegou a zero. O infarto foi muito grande."

O cardiologista Joel Teles, também do Biocor, disse que o entupimento das artérias do cantor por placas de gordura pode ter sido causado por três fatores: sedentarismo, genética e excesso de peso. Ao dar entrada no hospital, Wando pesava 110 quilos.

Carnaval

Com a morte do cantor Wando, o bloco carnavalesco carioca Fogo e Paixão perdeu o seu "muso" inspirador e irá pensar em homenagens para fazer no próximo domingo, quando acontece o desfile.

"Estamos muito tristes. Hoje irá acontecer um ensaio do grupo onde vamos pensar em uma homenagem para o nosso muso", disse o organizador Alexandre Morand.

O bloco que, na verdade, tem a temática da música brega acabou sendo associado ao cantor pelo nome Fogo e Paixão. Para esse carnaval, o cantor chegou a gravar um vídeo para pedir fundos para a organização.

Veja vídeo de Wando divulgando o bloco carnavalesco Fogo e Paixão:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]