
Abril contém uma aura especial para os amantes do teatro. O mês de nascimento e falecimento de William Shakespeare (1564-1616) traz uma série de homenagens ao escritor. A Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com outras instituições, realiza, há seis anos, o evento Abril de Shakespeare, marcado por lançamentos de livros, conferências e oficinas gratuitas sobre o poeta e dramaturgo inglês (confira a programação no quadro ao lado). A edição deste ano teve início ontem e segue até a sexta-feira (27).
Liana Leão, professora da UFPR e uma das organizadoras, explica que o evento tem uma característica itinerante e busca estimular debates sobre Shakespeare fora do meio acadêmico. "Procuramos desenvolver um diálogo com o público mais geral em outros espaços da cidade", ressalta.
Seguindo este princípio, a palestra Shakespeare e Justiça, da presidente do Centro de Estudos Shakespearianos (CESh), Aimara Resende, será realizada em um escritório de advocacia. A pesquisadora discute como Shakespeare retratou os diferentes sistemas legais empregados no seu tempo. "Como fez com a literatura, ele relativizou as verdades da justiça, sempre enfatizando a vulnerabilidade do fator humano que origina todos os liames da sociedade", avalia.
Outra proposta do evento é promover diferentes abordagens dentro da temática shakespeariana. Thaïs Diniz, coordenadora de um grupo de pesquisa sobre intermídia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ministra um minicurso e uma palestra sobre as adaptações das obras de Shakespeare para o cinema, com ênfase na peça Hamlet. Para a pesquisadora, as versões cinematográficas oferecem recursos que permitem tornar as peças mais realistas. "A desvantagem é que pode haver um comprometimento da linguagem, que passa, às vezes, para um segundo plano", considera.
Entre as novidades, Liana conta que o Abril de Shakespeare deixa de ser anual para ser realizado a cada dois anos. A organizadora também adianta a presença do pesquisador Peter Donaldson, diretor do Shakespeare Project do Massachusetts Institute of Technology (MIT) para a programação de 2014.
Colaborou Ana Luiza Prendin, especial para a Gazeta do Povo.



