• Carregando...
Versão de Hamlet dirigida e protagonizada por Kenneth Branagh | Divulgação
Versão de Hamlet dirigida e protagonizada por Kenneth Branagh| Foto: Divulgação

Agenda

Confira a programação da 6ª edição do evento Abril de Shakespeare:

Dia 24

• Palestra – Shakespeare em Tradução, Dra. Marcia Martins (PUC-Rio). Sala Monastier do Graciosa Country Club (Av. Munhoz da Rocha, 1.146), das 19h30 às 21h.

Dia 26

• Palestra – Re(construindo) a Identidade Feminina: a Tragédia Shakespeariana na Restauração, Dra. Marlene Soares dos Santos (UFRJ). Mini-auditório da UTFPR (Av. Sete de Setembro, 3.165), das 14h30 às 16h30.

• Palestra – Literatura e Cinema: Shakespeare nos Anos 90, Dra. Thaïs F. N. Diniz (UFMG). Campus Cidade Universitária da Uniandrade (R. João Scuissiato, 1), Ed. José de Barros, 1º andar, sala 223, das 19h30 às 21h.

Dia 27

• Palestra – Shakespeare e a Justiça, Dra. Aimara da Cunha Resende (CESh). Casillo Advogados (R. Lourenço Pinto, 500), 18h às 20h.

Mais informações no site www.humanas.ufpr.br/portal/blog/eventos/vi-abril-de-shakespeare-23-a-27-de-abril-de-2012/

Abril contém uma aura especial para os amantes do teatro. O mês de nascimento e falecimento de William Shakespeare (1564-1616) traz uma série de homenagens ao escritor. A Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com outras instituições, realiza, há seis anos, o evento Abril de Shakespeare, marcado por lançamentos de livros, conferências e oficinas gratuitas sobre o poeta e dramaturgo inglês (confira a programação no quadro ao lado). A edição deste ano teve início ontem e segue até a sexta-feira (27).

Liana Leão, professora da UFPR e uma das organizadoras, explica que o evento tem uma característica itinerante e busca estimular debates sobre Shakespeare fora do meio acadêmico. "Procuramos desenvolver um diálogo com o público mais geral em outros espaços da cidade", ressalta.

Seguindo este princípio, a palestra Shakespeare e Justiça, da presidente do Centro de Estudos Shakespearianos (CESh), Aimara Resende, será realizada em um escritório de advocacia. A pesquisadora discute como Shakespeare retratou os diferentes sistemas legais empregados no seu tempo. "Como fez com a literatura, ele relativizou as verdades da justiça, sempre enfatizando a vulnerabilidade do fator humano que origina todos os liames da sociedade", avalia.

Outra proposta do evento é promover diferentes abordagens dentro da temática shakespeariana. Thaïs Diniz, coordenadora de um grupo de pesquisa sobre intermídia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ministra um minicurso e uma palestra sobre as adaptações das obras de Shakespeare para o cinema, com ênfase na peça Hamlet. Para a pesquisadora, as versões cinematográficas oferecem recursos que permitem tornar as peças mais realistas. "A desvantagem é que pode haver um comprometimento da linguagem, que passa, às vezes, para um segundo plano", considera.

Entre as novidades, Liana conta que o Abril de Shakespeare deixa de ser anual para ser realizado a cada dois anos. A organizadora também adianta a presença do pesquisador Peter Donaldson, diretor do Shakespeare Project do Massachusetts Institute of Technology (MIT) para a programação de 2014.

Colaborou Ana Luiza Prendin, especial para a Gazeta do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]