• Carregando...
Réplica das cabines de primeira classe permite imaginar vida na década de 1910 | Divulgação
Réplica das cabines de primeira classe permite imaginar vida na década de 1910| Foto: Divulgação

Serviço

Veja as informações da exposição no Guia Gazeta do Povo

  • Exemplares reais de louça também estarão em exposição

Esqueça Leonardo di Caprio e Kate Winslet no convés: a tragédia do Titanic agora tem imagens mais realistas. São 253 objetos recuperados do fundo do mar que agora circulam o mundo em Titanic: A Exposição – Objetos Reais, Histórias Reais. A mostra abre em Curitiba amanhã, no ParkCultural, anexo ao ParkShopping Barigüi, depois de passar por 85 cidades, de vários países (Veja o serviço completo da exposição no Guia Gazeta do Povo).

VÍDEO: Confira algumas das peças expostas

O naufrágio ocorreu no dia 15 de abril de 1912, mas só em 1985 o navio foi localizado no fundo do mar. Dois anos depois, o local foi transformado em campo arqueológico subaquático, com o objetivo de preservar as buscas por lembranças e referências às vítimas. A empresa RMS Titanic tem direitos exclusivos sobre o resgate e já fez sete expedições, recuperando 5,5 mil itens, parte dos quais excursiona em mostras.

Na exposição que será inaugurada amanhã, há objetos usados pela tripulação – como pratos de porcelana ainda alinhados – e bagagem dos passageiros em estado de conservação surpreendente. O mais impressionante é um conjunto de amostras de perfume pertencente a um distribuidor de essências que sobreviveu ao naufrágio. Aproximando-se da caixa de acrílico que os conserva, é possível sentir o aroma que os frascos fechados ainda exalam.

Outros momentos da exposição são interativos: um pedaço do casco do navio pode ser tocado, assim como uma simulação de iceberg, que acumulará gelo ao longo do tempo de exposição. Logo na entrada, cada visitante recebe uma réplica de cartão de embarque com o nome de um passageiro real da viagem fatídica. Na última sala da mostra (que pode ser vista por completo em cerca de 40 minutos), listagens revelam o nome dos sobreviventes e das vítimas do naufrágio, permitindo conhecer a sina da pessoa cujo nome se tem nas mãos.

Slideshow: veja algumas fotos da exposição

Com bastante didatismo, a exposição começa com informações sobre a construção do navio, em meio a uma trilha sonora festiva que remete ao clima de competição em que o Titanic foi projetado, com foco em bater recordes de tamanho e velocidade.

Após conhecer uma réplica de cabine de primeira classe, espaçosa e luxuosa, o visitante entra no corredor dos quartos de terceira classe, envolta no barulho das máquinas por ficar na parte mais baixa do transatlântico.

Serviço

- Titanic: Objetos Reais, |Histórias Reais.- Park Cultural – Park Shopping Barigüi (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê), 4003-6464 (válido para todo o país).- De amanhã até 29 de janeiro.- De segunda a sexta, admissão das 11h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h.- Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia).

Cultura e Lazer | 2:51

Objetos recuperados do fundo do mar, agora circulam o mundo em Titanic: A Exposição – Objetos Reais, Histórias Reais. A mostra abre na sexta-feira (28), no ParkCultural, anexo ao ParkShopping Barigüi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]