• Carregando...
Woody Harrelson está no elenco de The Messenger | Divulgação
Woody Harrelson está no elenco de The Messenger| Foto: Divulgação

Berlim - Em A Balada de Jack e Rose, a diretora Rebecca Miller traçou um retrato das agruras da vida, ritos de passagem e redenção. Seu novo filme, The Private Lives of Pippa Lee – exibido anteontem no Festival de Berlim, na mostra oficial fora de competição – volta ao tema com um elenco estelar que inclui Robin Wright Penn, Alan Arkin, Julianne Moore, Wynona Ryder, Monica Belucci e Keanu Reeves, entre outros.

A história – baseada em livro da diretora – é centrada na personagem título Pippa Lee, uma mulher de meia-idade, vivida brilhantemente por Robin Wright Penn. Ela é a devotada e submissa esposa de um famoso editor (Arkin), 30 anos mais velho do que ela. A vida corre tranquila para Pippa, orgulhosa mãe de um casal de gêmeos de sucesso.

Quando seu marido decide que eles devem deixar Nova Iorque para morar numa casa tranquila fora da cidade, Pippa se envolve com outra mulher (Wynona Ryder), mais jovem do que ela. O choque para se confrontar com a nova realidade cede lugar a uma drástica mudança na personalidade da personagem. Ela descobre uma sensualidade há muito tempo enterrada e vai colocar em perigo o confortável mundo onde vivia até então.

Rebecca dirige seu filme com pulso firme e aproveita o tema para fazer uma ácida crítica a valores da sociedade norte-americana. A diretora explicou, na coletiva após a projeção, que tentou fazer com que a mudança de Pippa Lee fosse acontecendo de forma gradativa.

"Seu corpo vai se modificando na medida em que ela também vai mudando e adquirindo mais consciência", disse destacando que a principal conquista do personagem foi ter se libertado do medo.

Rebecca revelou que não foi totalmente fiel na adaptação do seu próprio livro para as telas. "São estéticas e experiências diferentes que devem ser tratadas de forma diversa. Pode ser que aqueles espectadores que tenham lido previamente o livro vejam o filme de uma outra forma", ressaltou a diretora, filha do dramaturgo Arthur Miller com a fotógrafa Inge Morath.

Favorito

The Messenger, filme de estréia de Oren Moverman, foi exibido anteontem na mostra competitiva, numa lotada sessão de imprensa. O filme era aguardado com boas expectativas. Moverman é o roteirista de Eu Não Estou Lá, de Todd Haynes, e de Married Life, de Ira Sachs, entre outros. The Messenger é a história de Will (Ben Foster) e Tony (Woody Harrelson), soldados americanos que desempenham a dura missão de comunicar para os parentes a morte de seus entes queridos. As coisas se complicam quando Will leva para Olívia (Samantha Morton) a notícia que seu marido morreu e se apaixona por ela.

O júri internacional da Screen destaca como favoritos ao Urso de Ouro, até o momento, The Messenger e o iraniano About Elly, de Asghar Farhadi, que chegou aqui sem grandes pretensões, mas foi muito bem recebido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]