
Com 25 anos de existência, o grupo paulista Ira! tem a carreira marcada pelo rock e projetos solos. O guitarrista Edgard Scandurra lançou dois discos solos ("Amigos Invisíveis" e "Benzina") e já foi eleito o melhor guitarrista brasileiro pela revista Bizz. Marcos Valadão Rodolfo (o Nasi) atuou como produtor, e é um dos destaques do blues nacional e paralelamente ao Ira! lançou "Uma Noite com Nasi e os Irmãos do Blues", "Os Brutos Também Amam"e "O Rei da Cocada Preta". Em 2.006 lançou, desta vez sem a parceria dos Irmãos do Blues, o disco solo "Onde os Anjos Não Ousam Pisar".
O grupo Ira!, que tem o nome inspirado no Exército Republicano Irlandês, nasceu em 1.981 da união destes dois pilares, que se conheceram quando estudaram juntos no Colégio Brasílio Machado, em São Paulo. Em 1.983 a banda assina contrato com a Warner, e em 1.985 lançam o LP "Mudança de Comportamento" com Ricardo Gaspa (baixo) e Fabio Scatone (bateria). Originalmente, o grupo contava com Charles Gavin na bateria, que viria a se tornar membro da banta Titãs.
No ano seguinte a banda lançaria seu segundo LP "Vivendo e Não Aprendendo", do qual saíram vários hits do grupo como "Envelheço na Cidade", "Vitrine Viva", "Pobre Paulista" e "Gritos na Multidão", sendo as duas últimas gravadas ao vivo na Broadway em São Paulo. A visibilidade maior veio quando a música "Flores em Você" entrou na trilha sonora da novela "O Outro" da rede Globo. O disco chegaria a marca de 200 mil cópias vendidas.
Depois vieram os álbuns "Psicoacústica", "Clandestino", "Meninos da Rua Paulo" e "Música Calma para Pessoas Nervosas", último disco pela Warner. A esta altura, Airton Valadão Rodolfo Junior, irmão de Nasi, já era empresário da banda, cargo que assumiu em 1.989. A produção continuou em alta, com os álbuns sendo gravados pela Paradoxx. Os CDs "7", "Você Não Sabe Quem Eu Sou" (que ganhou o prêmio de melhor produção de rock da Associação Paulista de Críticos de Arte).
Em novembro de 1.999 o Ira! lança "Isso É Amor", que rendeu à banda o prêmio de melhor banda de música popular da APCA. Em 2.000 é lançado o CD e DVD "Ao Vivo MTV", e em 2.001 o último álbum de inéditas da banda, "Entre seus rins". O grupo só voltaria a lançar um novo CD em 2.004, o "Acústico MTV".



