• Carregando...
“Sou aficionada por Lulu Santos. Ele é visceral e minha relação com o palco tem muito a ver com isso. Lembro de que quando eu ia a shows dele, ligava para meu pai e dizia: ‘Tem hora para começar, mas não tem hora para acabar’.”Ivete Sangalo, cantora |
“Sou aficionada por Lulu Santos. Ele é visceral e minha relação com o palco tem muito a ver com isso. Lembro de que quando eu ia a shows dele, ligava para meu pai e dizia: ‘Tem hora para começar, mas não tem hora para acabar’.”Ivete Sangalo, cantora| Foto:

A mais popular cantora brasileira da atualidade escolheu o elegante e confortável apartamento em que reside no edifício Morada dos Cardeais, em Salvador, para a produção do seu novo trabalho: o CD e DVD Multishow Registro Ivete Sangalo – Pode Entrar, que chegam às lojas amanhã (5) e que são tema do especial homônimo apresentado hoje (4), às 21h30, pela emissora de tevê a cabo.

Em pleno bairro do Campo Grande, roteiro obrigatório da folia carnavalesca na capital baiana, a residência de Ivete permite uma visão privilegiada da Baía de Todos os Santos e guarda uma outra novidade: um estúdio anexo à sala principal.

Para revelar outros detalhes sobre esse projeto, Ivete Sangalo reuniu jornalistas do Brasil inteiro na última terça-feira, dia 2, para apresentar a mais recente empreitada. No Yacht Clube da Bahia, na Praia da Barra, minutos antes de atender a imprensa, pediu, em meio aos risos, licença para desabotoar a calça jeans – efeito do quinto mês de gravidez – e se acomodou no rústico sofá colocado no cenário criado para a coletiva.

Risonha e simpática, Ivete não escondia a alegria diante do "novo rebento de carreira" – que reúne 17 faixas e as participações especiais de Maria Bethânia, Lulu Santos, Marcelo Camelo, Carlinhos Brown, Saulo Fernandes, Aviões do Forró e da mana da artista – Mônica San Galo. "Em suma, esse trabalho são como playlists do Ipod que a gente cria na vida. Ao longo da minha carreira, vivi experiências musicais das mais diferentes", explica.

Para definir os nomes dos convidados, a cantora foi direta: "O único critério é ter talento para o que faz e ter talento para a vida. Ser bom e manter-se fiel a seus princípios, apesar do sucesso, é um talento", comenta Ivete.

Para concretizar as gravações, foram necessários 12 dias de muito entrosamento entre a artista, sua banda e os músicos convidados. "A ideia era dar uma cara de simplicidade mesmo. É uma espécie de reality show com o objetivo de favorecer a música", avalia.

Para esse projeto, Ivete cuidou de cada detalhe. Além de assinar a direção artística com Alexandre Lins, cinco faixas são coassinadas pela artista. A produção do CD e DVD ficou sob responsabilidade da Caco Discos – empresa do Caco de Telha Entretenimento –, que assina projetos de artistas como Psirico, Eva e Netinho.

A cantora chama atenção ainda para o trabalho de criação coletiva com sua banda. "Nem que fizéssemos várias vezes, mas a intenção era mesmo gravar de primeira, quando estivesse bom. O que importava era o áudio", reforça.

Durante as gravações, a equipe deixava reservado um dia inteiro para cada um dos artistas chamados. "Era um momento de atender bem aquele convidado", completa a anfitriã.

Intimidade

Em meio à música, o DVD, dirigido pela experiente Joana Mazzucchelli, revela pequenos detalhes do dia-a-dia de Ivete Sangalo. Em uma das passagens, Sandra, secretária do lar, se desmancha em elogios a Camelo e revela que tem sempre um jeito simpático de despachar problemas para a patroa. "Toda vez que ligam aqui eu digo que ela está repousando", diverte-se a funcionária.

Ivete é molecona em cena. Fica escondida em banca de revista, come acarajé no meio do público com os amigos do Aviões do Forró e até revela como gosta de sentar no sofá para receber as visitas.

Para quem está ansioso pelo novo trabalho, vale ressaltar aqui que a canção "Cadê Dalila", de Carlinhos Brown e Alain Tavares, lançada no último carnaval, é um dos destaques do disco.

"Teus Olhos", por exemplo, de Camelo e Zé Pereira, levam Ivete para um dueto com o líder do Los Hermanos na pegada da surf music.

Musicalmente, o disco soa infinitamente superior aos trabalhos anteriores da cantora. "Acho que a base é a mesma, mas com certeza tem uma riqueza de sonoridades, como um quarteto de sax. Com cordas eu já tinha gravado, mas nada que mostrasse isso esteticamente, como agora. Tem uma influência também da música angolana, que aparece em ‘Balakbak’", observa. Tanto o CD como o DVD chegam às lojas – cada um – com uma tiragem inicial de 100 mil cópias.

Mãe

Ivete Sangalo tem data certa para dar uma pausa na agenda de shows e outros compromissos. Despachada, a artista solta: "Em outubro vou parir e daí cuidar do meu negócio."

Até lá, a cantora percorre o Brasil com o show Dalila, que já conta com seis músicas do disco novo. Ela também confirma a sua participação no Estação Globo. "Pode ser ao vivo, mas ainda não acertamos nada", adianta.

Durante o bate-papo, no momento em que fiz uma pergunta, Ivete disparou: "Hoje (terça-feira) é aniversário de uma fã minha de lá (Curitiba), a Jully. Ela está fazendo 15 anos. Se você colocar isso no jornal, ela vai ficar tão feliz", diz a artista, reforçando o carinho que guarda dos fãs.

O jornalista viajou a Salvador a convite da Universal Music.

Serviço:

Multishow Registro Ivete Sangalo – Pode Entrar (Caco Discos/Universal Music). Preço médio: CD (R$ 32,90) e DVD (R$ 39,90).

Especial Multishow. Hoje, às 21h30, com duração de aproximadamente 85 minutos. Reapresentações no sábado (6), às 8 horas; no domingo (7), em dois horários – às 12 e 21 horas –; e na quarta-feira (10), às 14 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]