Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Prêmio

Jabuti desclassifica três finalistas e outra paranaense é indicada

Com a eliminação de um livro na categoria tradução, entrou "O Comedido Fidalgo (Benvirá)", de Juan Eslava Gavan, traduzido pela paranaense Josely Vianna Baptista

Depois do conselho curador entender que as obras contrariavam o regulamento, três livros que estavam entre os finalistas do Prêmio Jabuti foram desclassificados nesta quarta-feira (25). A lista oficial foi anunciada na semana passada. Na categoria tradução, dois livros foram desclassificados, Ficção Completa - Bruno Schulz (Cosac Naify), com tradução de Henryk Siewierski que já havia sido parcialmente publicada, portanto não atendia ao critério de ineditismo. A obra foi substituída por O Comedido Fidalgo (Benvirá), de Juan Eslava Gavan, na tradução da paranaense Josely Vianna Baptista.

Josely nasceu em Curitibae em 1985 publicou sua primeira tradução, "Os passos perdidos", de Alejo Carpentier.

A outra eliminada é a tradução de Mamede Mustafa Jarouche para o Livro das Mil e Uma Noites - Vol. 4 (Globo), porque o regulamento determina que "no caso de traduções, quando houver vários volumes, será considerada a data do último publicado, desde que nenhum dos demais volumes tenha sido inscrito em edições anteriores do Prêmio". O primeiro livro da série já havia sido premiado pelo Jabuti, em 2006.

O título que entrou em seu lugar foi Fora do Tempo (Companhia das Letras), de David Grossman, traduzido por Paul Geiger.

Além desses, também está fora o livro A Pedra na Praça (Rovelle), de Ana Sofia e Tatiana Mariz, uma adaptação de contos de Tolstói que foi retirada da competição por não se tratar de obra inédita. Em seu lugar, entrou o livro O Peixe e a Passarinha (Companhia das Letras), de Blandina Franco e José Carlos Lollo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.