• Carregando...

Ícone do cinema alternativo americano, o diretor Jim Jarmusch ("Daubailó") é processado por plágio do roteiro de seu último trabalho, "Flores Partidas", com Bill Murray. O autor do processo é o jornalista e pesquisador Reed Martin, que mora em Cambridge, Massachussets.

O jornal "Boston Globe" conta na edição desta quarta que o processo foi impetrado em março por Martin, representado pelo advogado John Marder, que não cobrou honorários para a causa, esperando ganhar um gordo percentual da indenização que tem certeza de conseguir. "Esse caso tem tudo", disse Marder ao jornal, em uma entrevista por telefone de Los Aneleges.

"As duas pernas legais (para um processo de plágio) são acesso (ao trabalho plagiado) e similitude. Geralmente, quanto mais forte o acesso, menos você precisa provar a similtude. Mas no caso de Reed, ambas (as evidências) estão fortíssimas".

O acesso ao trabalho original de Reed, segundo o advogado, pode ser provado pelo fato de o jornalista ter apresentado o roteiro e discutido o trabalho com Glenn Rigberg, seu ex-agente - que também representa Julie Delpy, atriz que está no elenco de "Flores Partidas".

Segundo Reed, Rigberg chegou a conjecturar Bill Murray, o protagonista de "Flores partidas", para atuar em um filme baseado no roteiro escrito por ele. Mas em 2004, o agente simplesmente disse que não poderia mais ajudar o roteirista, de acordo com o "Boston Globe".

O roteiro que Reed diz ter sido plagiado foi elaborado entre 1996 e 2004, e ele registrou 12 diferentes versões da história - sob os títulos "Two weeks off" e depois, "Heart Copy" - no Escritório de Direitos Autorais dos Estados Unidos. Além disso, o trabalho foi registrado três vezes, entre 1998 e 2004, na Liga dos Escritores da América, de acordo com o jornal de Massachussets.

Além de processar Jarmusch e Rigberg, a ação cita como réus a Vivendi Universal Entertainment e a Focus Features. O processo pede uma indenização de US$ 40 milhões - mais ou menos a mesma quantia que "Flores Partidas" arrecadou nos cinemas de todo o mundo.

Jarmusch enviou ao "Globe" um e-mail negando que tivesse plagiado o trabalho. "Nunca tive contato com ele (o autor da ação) ou seu trabalho. Nunca ouvi falar dele. Qualquer um familiarizado com meu filme e meu processo de escrita do roteiro vai saber que essa demanda é ridícula". O diretor já deu declarações de que escreveu o roteiro em "duas ou três semanas".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]