• Carregando...

O novo livro da autora britânica J.K. Rowling, seu adeus extra-oficial às aventuras do menino mago Harry Potter, que a transformaram na escritora mais rica do mundo, chegará às livrarias na quinta-feira, em lançamento internacional que inclui o Brasil.

Os lucros obtidos com as vendas de "Os Contos de Beedle, o Bardo", previsto para virar best-seller apesar de a série de sete livros sobre Harry Potter ter terminado, serão revertidos para uma organização de caridade co-fundada por Rowling para beneficiar crianças carentes no leste europeu.

"Beedle, o Bardo" é uma coletânea de cinco contos de fadas e é mencionado no último livro da série, "Harry Potter e as Relíquias da Morte", como tendo sido deixado para Hermione Granger, amiga de Harry, pelo diretor da escola Hogwarts, professor Dumbledore.

Apenas um dos cinco contos - "O Conto dos Três Irmãos" - foi relatado no livro de Harry Potter, e o volume contém pistas que se mostrariam cruciais na missão final de Harry de destruir o lorde Voldemort.

Num indicativo do interesse que o novo livro deve gerar entre os fãs jovens e velhos de Harry Potter, uma das sete cópias ilustradas e manuscritas de "Beedle, o Bardo" feitas por Rowling foi arrematada por 4 milhões de dólares num leilão no ano passado.

A livraria online Amazon, que comprou o exemplar, está imprimindo até 100 mil cópias de colecionador que custam 100 dólares cada, e a tiragem global do livro será de aproximadamente 7,5 milhões de exemplares.

As editoras e livrarias entregarão os lucros líquidos à organização beneficente indicada depois de cobertos seus custos, e as livrarias que o venderem com desconto - uma prática comum com a série Potter, devido à disputa por participação no mercado - sofrerão prejuízos.

INCENTIVO À CARIDADE

No catálogo de venda do exemplar leiloado, Rowling escreveu: " 'Os Contos de Beedle, o Bardo' é na realidade uma destilação dos temas encontrados nos livros de Harry Potter, e escrever o livro foi a maneira mais maravilhosa de me despedir de um mundo que habitei e amei por 17 anos'."

A escritora espera que o livro satisfaça as expectativas e renda milhões de libras para a organização The Children's High Level Group (www.chlg.org), que ela fundou com a deputada européia Emma Nicholson.

A organização faz campanhas para proteger e promover os direitos de crianças em toda a Europa. Ela começou a atuar na Romênia, passando depois para Moldávia, Geórgia, Armênia e República Tcheca.

Em julho de 2007, "Relíquias da Morte" tornou-se o livro que vendeu mais rapidamente na história. Ao todo, os livros de Harry Potter já venderam 400 milhões de cópias em todo o mundo e foram traduzidos para 67 línguas.

Além disso, geraram uma franquia de filmes de sucesso que já lançou cinco filmes e arrecadou cerca de 4,5 bilhões de dólares. Estão previstos mais três filmes - "Relíquias da Morte" será dividido em duas partes.

"Beedle, o Bardo" pode não ser o último adeus de Rowling ao mundo de Harry Potter. Ela já disse que pretende lançar uma enciclopédia sobre a série, com renda também a ser revertida para caridade.

A autora de 43 anos foi a um tribunal de Nova York este ano para processar uma editora americana independente que pretendia lançar um livro de referência a Harry Potter com 400 páginas. Um juiz decidiu a seu favor em setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]