• Carregando...
Jack Wall e Tommy Tallarico, idealizadores do Video Games Live, o maior evento mundial de game music | Divulgação VGL
Jack Wall e Tommy Tallarico, idealizadores do Video Games Live, o maior evento mundial de game music| Foto: Divulgação VGL

Disputas

Saiba mais sobre o Video Games Live, que acontece em Curitiba hoje, no Teatro Positivo:

Repertório

A Symphonia Villa Lobos interpretará trilhas famosas de game music, como Mario Bros, Zelda, Sonic, Final Fantasy, Harry Potter, God Of War e Metroid.

Guitar Hero

Um torneio de Guitar Hero, disputado com a música "Sweet Emotions", do Aerosmith, acontecerá às 19 horas, no foyer do Teatro Positivo. O vencedor se apresentará no palco, acompanhando a orquestra.

Cosplay

Os cosplayers poderão se inscrever às 19 horas para o concurso em que o melhor será eleito pela platéia logo antes do show. Só valem fantasias de personagens de games. A premiação ainda é segredo.

O videogame é um dos três maiores mercados de entretenimento no mundo hoje, concorrendo sem desvantagem com o cinema e a música. Não resta qualquer dúvida acerca do seu crescente poder de sedução sobre os jovens (e, a dizer a verdade, também sobre muitos adultos). Nem da evolução dos jogos neste início de século, acompanhada pelas suas trilhas sonoras, que se tornaram elaboradas, incorporando a música sinfônica, com tempero de rock.

Essas trilhas podem substituir as peças de um compositor como Mozart no repertório de uma orquestra. É o que acontece durante o Video Games Live (VGL), o já consolidado evento internacional de trilha sonora de games, que faz sua primeira edição em Curitiba nesta hoje), às 21 horas, no Teatro Positivo. É um concerto erudito, mas de toques modernos, com solos de guitarra e vocais (dos coristas), e efeitos visuais.

A cada cidade, um grupo diferente pode assumir a responsabilidade de interpretar as trilhas de games. No Rio de Janeiro, foi a banda Mega-Drive, expoente brasileiro no "gênero". Em Curitiba, na falta de uma banda especializada , o convite foi repassado para a Symphonia Villa Lobos (orquestra financiada pelo patrocinador do evento, a Petrobras), que interpretará temas de Mario Bros, Zelda, Sonic, Final Fantasy, Harry Potter, God of War e Metroid.

"Buscamos mostrar para o público como é que a música de games acontece ao vivo", diz o organizador Sérgio Murilo de Carvalho. "A Symphonia fez o VGL do ano passado, em Brasília. Os músicos adoraram, porque saem do ambiente clássico e encontram um público que nunca vêem na platéia, repleta de jovens. E a reação é muito forte, as pessoas ovacionam."

Para conquistar essa platéia, o concerto passa a ter também uma preocupação visual. "Quando pessoas vão a um concerto sinfônico tradicional, a música é bonita, mas visualmente não há muito acontecendo que atraia uma geração mais nova. O que fizemos foi incorporar a energia e a animação de um show de rock, misturada ao poder e à emoção de uma sinfonia, combinados com visuais top-de-linha, além da interatividade, tecnologia e diversão. Misturar sinfonia e tecnologia é incrível, mesmo para pessoas que nunca jogaram videogame. É o outro lado do porquê criamos o projeto: mostrar como as trilhas dos games são apaixonantes", afirma um dos idealizadores, Tommy Tallarico – recordista mundial em composições de música para games, com mais de mil composições, como Metroid Prime.

Dois concursos dão conta da interatividade. O primeiro será uma disputa de Guitar Hero, realizada antes do show, às 19 horas, em que os concorrentes deverão tocar "Sweet Emotions", do Aerosmith. O vencedor será convidado a subir ao palco durante o show e tocar com a orquestra.

Também às 19 horas, começam as inscrições para uma competição de cosplayers (pessoas vestidas de seus personagens favoritos de jogos). O público elegerá o melhor logo antes do show. A premiação, nesse caso, foi mantida como surpresa.

Serviço

Video Games Live, com a Symphonia Villa Lobos. Teatro Positivo (R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300), (41) 3317-3283. Dia 2, às 21 horas. R$100 (inteira) e R$ 50 (meia).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]