• Carregando...
Gorillaz: novo disco foi gravado em 32 dias em um tablet da Apple | Divulgação
Gorillaz: novo disco foi gravado em 32 dias em um tablet da Apple| Foto: Divulgação

É impossível negar que a história da música esteja diretamente ligada à evolução das ferramentas utilizadas para captá-la. Basta pensar no que seria do hip-hop sem a bateria eletrônica, os samples e a tecnologia MIDI (sigla para Musical Instrument Digital Interface). É fato que o avanço da tecnologia garante um certo frescor não só à música, mas à arte em geral.

Ciente disso, o músico inglês Damon Albarn (Blur), criador da primeira banda virtual da história – Gorillaz – não poderia deixar passar o fato de que, hoje, apetrechos tecnológicos utilizados por todos no dia a dia também facilitam a vida de quem faz música. Você, que está lendo este texto na versão da Gazeta do Povo para o iPad, já pensou, por exemplo, em criar uma música em seu tablet? Pois é, Albarn não só pensou nisso, como compôs um disco inteiro utilizando apenas o dispositivo móvel da Apple.

Trata-se de The Fall, quarto ál­­bum da banda Gorillaz, disponível para audição no site da banda (http://thefall.gorillaz.com/). Lançado no Natal do ano passado para download exclusivo de membros do fã-clube da banda e em uma versão limitada em vinil, comemorativa ao Record Store Day (Dia das Lojas de Discos, celebrado no último dia 16), The Fall acaba de ganhar formato físico no exterior (por aqui, permanece inédito, por enquanto).

Gravado no outono de 2010 (daí vem o título, outono, na tradução), durante a turnê do Gorillaz pelos Estados Unidos, o disco foi finalizado em 32 dias e é descrito pela banda como uma "jornada sônica em 15 faixas, registrada entre Montreal e Vancouver". Albarn e companhia deixam de lado a ilha de lixo no Oceano Pacífico que inspirou o anterior Plastic Beach, para dar voz à América – não à toa, seis canções contam com nomes de cidades americanas no título: Phoenix, Aspen, Dallas, Detroit, Seattle e Amarillo.

Transportando para a plataforma touchscreen dispositivos virtuais, como teremins, vocoders e emuladores de sintetizadores, Da­­mon Albarn repagina a sonoridade do Gorillaz sem descaracterizá-la. As esquisitices eletrônicas e batidas hip-hop permanecem firmes e fortes, basta ouvir a faixa de abertura "Phoner to Arizona" ou "The Snake in Dallas".

O talento exímio de Albarn pa­­ra criar melodias pop tocantes aparece ainda mais forte em The Fall. Mesclando bandolim, bateria eletrônica e sintetizador, "Revolving Doors" é repleta de uma melancolia que só meses na estrada, longe de casa, podem inspirar. O início acústico lo-fi de "Hillbilly Man" (com participação especial de Mick Jones, ex-The Clash) é completamente oposto ao restante dub da canção, sem causar estranheza. Destaque ainda para a belíssima e climática "Amarillo" e a soul "Bobby in Phoenix", com participação do ilustre Bobby Womack. GGG1/2

Serviço:

The Fall, Gorillaz. Virgin Records. Importado. Preço médio: US$ 12. Eletrônica. O disco está disponível para audição gratuita no site http://thefall.gorillaz.com/.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]