
O escritor e crítico literário José Castello, colunista da Gazeta do Povo, é o primeiro convidado da edição de 2013 das Oficinas de Criação Literária da Biblioteca Pública do Paraná (BPP). A partir da próxima terça-feira, 9, até o dia 11, Castello vai falar aos participantes da oficina sobre a estrutura literária do romance.
As inscrições para o curso se encerraram ontem. Os candidatos precisavam enviar um breve currículo e um texto de ficção. Até o final do ano, a BBP vai oferecer mais sete oficinas de criação literária para diversos gêneros (leia mais ao lado).
"Esta é apenas uma entre as várias iniciativas para consolidar a biblioteca como um espaço imprescindível à cultura local", diz Rogério Pereira, diretor da BPP.
Castello adianta que a oficina não será uma experiência teórica e que vai partir do material já enviado pelos inscritos. "Vou pedir para que [os alunos] leiam algumas páginas do material que eles já trouxeram. Então, vamos discutir com a turma, tentar burilar e ver o que se pode fazer para evoluir", explica.
Ele conta que a sua geração não tinha acesso a oficinas literárias. "No máximo, nos encorajávamos a mostrar nossos originais a um escritor, o que fiz poucas vezes", revela. Ele crê que a experiência pode ser enriquecedora. "Se eu puder acender uma ou duas luzes bem pequenas para cada aluno já terá valido a pena."
Carioca radicado em Curitiba, José Castello é um dos críticos literários mais respeitados do país. Escreve para a Gazeta do Povo e para o jornal O Globo. Como escritor, recebeu o Prêmio Jabuti duas vezes em 1994, pela biografia Vinicius de Moraes: O Poeta da Paixão, e em 2011, pelo romance Ribamar.



