i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Literatura

José Castello ministra oficina de romance

O escritor e colunista da Gazeta do Povo fala sobre a estrutura do romance na BPP. Até o final do ano, serão ofertadas outras setes oficinas literárias

  • PorSandro Moser
  • 05/04/2013 21:04
O escritor José Castello: romance na prática | Daniel Derevecki / Gazeta do Povo
O escritor José Castello: romance na prática| Foto: Daniel Derevecki / Gazeta do Povo

Calendário

Conheça as outras Oficinas de Criação Literária que serão oferecidas pela BPP em 2013:

Maio

Poesia – Fabrício Corsaletti

Junho

Infantouvenil – Ricardo Azevedo

Julho

Crítica Literária – Luis Augusto Fischer

Agosto

Crônica – Antônio Torres

Setembro

Narrativa experimental – Marcelino Freire

Outubro

Jornalismo Cultural – Marcos Flamínio

Novembro

Conto – Antonio Carlos Viana

O escritor e crítico literário José Castello, colunista da Gazeta do Povo, é o primeiro convidado da edição de 2013 das Oficinas de Criação Literária da Biblioteca Pública do Paraná (BPP). A partir da próxima terça-feira, 9, até o dia 11, Castello vai falar aos participantes da oficina sobre a estrutura literária do romance.

As inscrições para o curso se encerraram ontem. Os candidatos precisavam enviar um breve currículo e um texto de ficção. Até o final do ano, a BBP vai oferecer mais sete oficinas de criação literária para diversos gêneros (leia mais ao lado).

"Esta é apenas uma entre as várias iniciativas para consolidar a biblioteca como um espaço imprescindível à cultura local", diz Rogério Pereira, diretor da BPP.

Castello adianta que a oficina não será uma experiência teórica e que vai partir do material já enviado pelos inscritos. "Vou pedir para que [os alunos] leiam algumas páginas do material que eles já trouxeram. Então, vamos discutir com a turma, tentar burilar e ver o que se pode fazer para evoluir", explica.

Ele conta que a sua geração não tinha acesso a oficinas literárias. "No máximo, nos encorajávamos a mostrar nossos originais a um escritor, o que fiz poucas vezes", revela. Ele crê que a experiência pode ser enriquecedora. "Se eu puder acender uma ou duas luzes bem pequenas para cada aluno já terá valido a pena."

Carioca radicado em Curitiba, José Castello é um dos críticos literários mais respeitados do país. Escreve para a Gazeta do Povo e para o jornal O Globo. Como escritor, recebeu o Prêmio Jabuti duas vezes — em 1994, pela biografia Vinicius de Moraes: O Poeta da Paixão, e em 2011, pelo romance Ribamar.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.