• Carregando...

Após dois anos de uma longa e angustiante espera, crianças e adultos em diversas partes do mundo voaram em direção às livrarias nas primeiras horas deste sábado para garantir seus exemplares da mais nova aventura de Harry Potter. Como num passe de mágica, "Harry Potter and the half-blood prince" (em português, "Harry Potter e o príncipe mestiço") está se tornando o livro mais rapidamente vendido de todos os tempos. Convertido em "bestseller" antes mesmo de chegar às lojas, com um volume de pedidos de mais de 350 mil exemplares somente no Reino Unido, o penúltimo volume da séria criada por J.K. Rowling é candidato a entrar para a história do mercado editorial ao longo do dia, caso venha a bater novos recordes. Editores esperam cerca de dez milhões de cópias desapareçam das prateleiras nas primeiras 24 horas, à medida que a "Pottermania" contagia leitores em Sydney, Pequim, Edimburgo, Nova York e outros locais ao redor do planeta.

Cercado de mistérios, o lançamento cuidadosamente orquestrado da versão em inglês do livro em 15 países do mundo foi o toque final para meses de planejamento para evitar que detalhes das mais recentes aventuras do herói juvenil vazassem.

Quando lotes de cópias foram vendidos antes do prazo no Canadá esta semana, os compradores foram ordenados a não abrir e nem ler o conteúdo, de acordo com relatos da imprensa. Poucas horas após o volume de mais de 600 páginas ter sido lançado simultaneamente pelos quatro cantos do mundo, sites na internet passaram a divulgar o resumo do sexto e penúltimo volume da saga Potter, que promete muitas reviravoltas misteriosas para a trama vivida por Harry e seus amigos na Escola Hogwarts de Magia e Bruxaria.

Na Grã-Bretanha, milhares de adultos e crianças se enfileiraram do lado de fora das livrarias esperando o relógio soar meia-noite - horário marcado para que as vendas fossem iniciassem.

- Cada livro torna-se maior e maior - dise David Roche da filial distribuidora Waterstone's, no centro de Londres.

Numa livraria da Oxford Street, que recebeu 2.500 pessoas ao abrir suas portas à meia-noite na capital britânica, os consumidores se extasiavam ao garantir uma cópia do tão esperado livro:

- Sinto-me 99,9% emocionado - confessou um jovem britânico, sorrindo de orelha a orelha.

Na capital escocesa, a autora do livro atraía a atenção de seus fiéis seguidores, nos arredores do emblemático castelo de Edimburgo. A escritora multimilionária leu algumas linhas do volume de mais de 600 páginas, cujas páginas encantam milhões de leitores de diversas faixas etárias em todo o mundoEm Cingapura e em Nova Délhi, a capital indiana, onde os vendedores nas livrarias usavam capas negras e chapéus de magos e bruxas, as multidões também correram às lojas.

Na Austrália, milhares de Pottermaníacos, alguns carregando cobras vivas, correram às livrarias espalhadas em diversas regiões do vasto território australiano. Antes do amanhecer, em Sydney, mil fãs embarcaram num trem especial chamado "Gleewarts Express" que os levou a uma localidade secreta fora da cidade onde receberam suas cópias logo cedo. Caracterizados como seus personagens favoritos da história, os fãs mal podiam esperar pela hora de ter por os olhos sobre os novos exemplares. Kate Suthers viajou da Grã-Bretanha para pegar o trem:

- Eu fiz o mesmo três anos atrás e foi fantástico - disse sobre o lançamento similar de um volume anterior da saga.

Elizabeth Mackay, de 15 anos, empolgava-se enquanto lia as primeiras páginas do livro numa loja de Sydney:

- Há tantas perguntas sem respostas. É tão estimulante... Algo aconteceu, uma ponte caiu - contava.

"Quem é o príncipe mestiço? Qual dos protagonistas morre? Que novos perigos Harry vai enfrentar? Há algum romance entre Hermione e Ron?" Por enquanto, somente os leitores mais velozes poderão conhecer as respostas.

Enquanto isso os seguidores que aguardam a aparição do livro em outros idiomas deverão conformar-se em saber que o maléfico Voldemor retorna à vida e, desta vez, com mais força, segundo descreve o último capítulo do volume anterior "Harry Potter e a ordem de Fênix".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]